CAÇAPAVA e região

Ajudantes de São Francisco: apurando denuncias de maus tratos a animais!!!

cao1Equipe dos Ajudantes de São Francisco juntamente com o Secretário de Defesa e Mobilidade Urbana Greppi e Comandante da Guarda Municipal de Caçapava Leonardo.

Aconteceu ontem, 24, a primeira “Blitz da Proteção Animal” em Caçapava, que tem por objetivos, a verificação de denúncias de maus-tratos. A operação foi realizada pelo grupo Ajudantes de São Francisco em parceria com a Guarda Civil Municipal de Caçapava.

Qualquer ato de maus-tratos envolvendo um animal, pode ser denunciado na Delegacia de Polícia, à Polícia Militar, através do fone 190 ou à Guarda Municipal de Caçapava, no fone 153.

Aconselhamos que os casos de flagrante de maus-tratos e/ou que a vida de animais estejam em risco, denuncie por telefone e aguarde no local até que a situação esteja regularizada. A Lei 9605/98 (Lei de Crimes Ambientais) prevê os maus-tratos como crime de comina as penas. O decreto 24645/34 (Decreto de Getúlio Vargas) determina quais atitudes podem ser consideradas como maus-tratos.

Sempre denuncie os maus tratos. Essa é a melhor maneira de combater os crimes contra animais. Quem presencia o ato é quem deve denunciar. Deve haver testemunha, fotos e tudo que puder comprovar o alegado. Não tenha medo. Denunciar é um ato de cidadania. Ameaça de envenenamentos, bem como envenenamentos de animais, também podem e devem ser denunciados.

Exemplos de maus-tratos

– Abandonar, espancar, golpear, mutilar e envenenar;
– Manter preso permanentemente em correntes;
– Manter em locais pequenos e anti-higiênico;
– Não abrigar do sol, da chuva e do frio;
– Deixar sem ventilação ou luz solar;
– Não dar água e comida diariamente;
– Negar assistência veterinária ao animal doente ou ferido;
– Obrigar a trabalho excessivo ou superior a sua força;
– Capturar animais silvestres;
– Utilizar animal em shows que possam lhe causar pânico ou estresse;
– Promover violência como rinhas de galo, etc.