EDP Bandeirante vai ressarcir município de Caçapava !!!
A EDP Bandeirante, concessionária do serviço público de distribuição de energia elétrica em Caçapava, vai ressarcir o município pelos pagamentos feitos a mais entre 2010 e começo de 2013 à empresa. Na sexta-feira, 14, representantes da concessionária se reuniram com o prefeito Henrique Rinco (PSDB) e mostraram o resumo do estudo técnico sobre os pagamentos feitos no período.
Para o prefeito, a devolução do dinheiro é mais um exemplo de que o controle do gasto público segue como meta prioritária da atual administração. “Quando assumi o governo, no ano passado, percebi que o município tinha gastos exagerados com energia elétrica, então determinei à Comissão responsável em analisar o quadro financeiro da administração que fizesse um estudo também sobre esses gastos”, disse Rinco. A Comissão, um dos primeiros atos do prefeito, foi criada por decreto em janeiro de 2013. Entre as atribuições dos seus membros, estava a de apurar a existência de fatos capazes de afetar as contas públicas e sugerir as medidas de contenção dos gastos.
Concluídos os trabalhos da Comissão, o prefeito determinou, no início de 2013, que a concessionária fizesse o ressarcimento dos pagamentos por serviços não prestados.
O estudo – Segundo a análise da EDP Bandeirante deverão ser ressarcidos pagamentos a mais devido a erros de cadastro, que fizeram dobrar o pagamento entre 2010 e início de 2013. Também devem ser ressarcidos pagamentos com erros derivados de classificação, que resultaram em tarifas erradas, com valores acima dos serviços prestados.
A maior parte dos gastos a mais foram registrados em pagamentos de iluminação pública.
Os valores a serem devolvidos, com juros e correção monetária, vão ser calculados depois que o governo municipal tiver todos os detalhes da análise elaborada pela EDP Bandeirante, feita depois que o prefeito determinou que a empresa devolvesse cerca de R$ 1 milhão ao município em oficio com data de 25 de março de 2013 (Ofício nº 118, ref. Solicita devolução de valor cobrado a mais nas contas de luz).
Reunião – Participaram da reunião com Rinco em que foi apresentado o estudo da EDP Bandeirante, o gestor de grandes clientes da EDP Bandeirante, Moacir Júnior, e o analista da concessionária, Luiz Flávio Costa, além do secretário de obras e serviços municipais, Darci Simão Duarte, e o procurador do município, Matheus Gobbi Sanches da Silva. Também esteve presente ao encontro o responsável pelo atual planejamento estratégico de controle dos gatos de energia elétrica do Município de Caçapava, o assessor especial Marco Antônio Silva.