Livro sobre os pracinhas de Jacareí será lançado sábado !!!
A memória dos soldados de Jacareí que integraram as forças aliadas contra o nazismo e o fascismo na Segunda Guerra Mundial é tema do livro ‘FEB 70 Anos – Os pracinhas de Jacareí na Segunda Guerra Mundial’, que será lançado neste sábado (15), data em que se comemora a Proclamação da República do Brasil. O evento, promovido pela Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu e Academia Jacarehyense de Letras, começa às 19h30 no EducaMais Centro.
A noite de autógrafos com as autoras Ana Maria Blumle e Ana Luiza do Patrocínio também vai contar com as presenças de três ex-combatentes de Jacareí: Euclides Marques, 94 anos, José Antonio Marçon, 96 anos, e Francisco Arthur Gomes, 93 anos (este mora atualmente em São José dos Campos). Haverá ainda a participação da banda musical do 6º Batalhão de Infantaria Leve de Caçapava, da Corporação Musical de Jacareí e dos alunos do projeto de iniciação musical ‘Tocando o Futuro’ da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão da Prefeitura de Jacareí.
O livro – ‘FEB 70 Anos – Os pracinhas de Jacareí na Segunda Guerra Mundial’ é beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu, com apoio da empresa Fibria.
O livro escrito pela historiadora Ana Maria Blumle e a psicanalista Ana Luiza do Patrocínio revela motivos para a participação do Brasil na guerra, a organização e preparação da tropa, a viagem, os combates, o regresso e a recepção da volta da FEB (Força Expedicionária Brasileira). E também traz imagens sobre os “pracinhas” na 2ª Guerra Mundial. De acordo com as pesquisas realizadas por Ana Luiza, foram 137 pracinhas de Jacareí que atuaram no conflito.
Ela explica que a ideia de escrever o livro começou após uma reunião com a Associação dos Ex-combatentes do Brasil – seção Jacareí, no ano passado. “Na ocasião, eu e Ana Maria percebemos que não havia muita informação sobre o assunto e nem mesmo se sabia o número exato de pracinhas de Jacareí na 2ª Guerra. Então veio a ideia de escrever um livro que resgatasse essa parte da memória da cidade”, relembra.
Enquanto Ana Luiza se dedicou à parte histórica, a psicanalista Ana Maria mergulhou fundo na “parte emocional”, como ela mesma destaca, a partir de entrevistas com familiares dos ex-combatentes. São aproximadamente 100 histórias, que mostram traumas vividos não só pelos soldados mas também por suas famílias. “Imagine uma mãe que entrega seu filho de 18 anos para a Pátria, cheio de vida, e o recebe doente, isso sem falar naqueles que nem retornam da guerra”, comenta. “É um livro muito completo, que reúne a história mas também esse lado emocional.”
Para escrever o livro, as autoras entrevistaram os cinco pracinhas ainda vivos (sendo que dois faleceram durante a produção do livro), além de pesquisas acadêmicas em Universidades e no 6º Regimento de Infantaria de Caçapava.
O livro tem 440 páginas e é dividido em três partes: a primeira apresenta a reconstituição histórica da 2ª Guerra Mundial, a segunda parte conta como os “pracinhas” voltaram do conflito, e a terceira reúne a biografia dos 137 pracinhas de Jacareí no conflito.
Serviço – Lançamento ‘FEB 70 Anos – Os pracinhas de Jacareí na Segunda Guerra Mundial’ – 15/11, 19h30 — EducaMais Centro — rua Alfredo Schürig, 20. Entrada gratuita.