CAÇAPAVA e região

Influências do Terceiro Setor na atividade política !!!

fernando e japaO prefeito Henrique Rinco, participou na quarta-feira, 29, de uma reunião na Secretaria Municipal de Educação em que foi realizada uma apresentação com o Tema Terceiro Setor na Administração Pública, onde os Srs Takashi Yamauchi da Instituição Apoio Brasil e Fernando Teixeira de Carvalho explanaram sobre como o terceiro setor através de uma ADL (Agência de Desenvolvimento Local) pode auxiliar a administração pública na atração de novos investimentos e para a promoção do desenvolvimento econômico e social do Município.. O encontro aconteceu por iniciativa do secretário da indústria, comércio e agricultura, Marcos Watanabe. Todos os secretários municipais estavam presentes.

Segundo Yamauchi, as ADLs quando corretamente implantadas e administradas, criam mecanismos que permitem a participação da iniciativa privada no complemento das ações públicas atuando nas areas de geração de emprego e renda, saneamento, saúde, ambiental, educação, desenvolvimento ecônomico e social entre outras.

Segundo demonstraram os representantes da ONG, falta maior entendimento sobre as legislações disponíveis e os caminhos que levam aos recursos disponíveis.

Estima-se que a não utilização deste mecanismo chamado ADL faz com que sejam perdidos diariamente de 18 a 25% da economia circulante no município, valor este que poderia estar sendo aplicado em diversas ações para o desenvolvimento econômico, social e ambiental do município.

japaRinco, que assistiu à palestra na íntegra, comentou que ficou claro o quanto pode ser feito pelo município “quando um gestor público trabalha com integridade, transparência e vontade de proporcionar o bem-estar de todos”.

Segundo Fernando Carvalho, no Japão mais de 40% da economia do país é movimentada pelo terceiro setor, nos EUA e Alemanha por volta de 30% da economia enquanto no Brasil aproximandamente 4% somente. Para que possamos mostrar os benefícios e a forma que o terceiro setor pode atuar, estaremos realizando em parceria com o Sr. Yamachi uma série de seminários temáticos ligados a cada area em específico, em breve estaremos enviando a programação a todos.