Jovem caçapavense necessita de sangue no Rio de Janeiro !!!
O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo. Além disso, quase toda a defesa do organismo está concentrada nele. É um tecido de extrema importância para o funcionamento da máquina humana e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. Por este motivo a doação é tão importante.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Esta quantidade, ainda sofre uma queda alarmante durante o inverno e as férias, períodos em quem os hemocentros são praticamente obrigados a operar com menos que o mínimo necessário. Ainda, complementando alguns dados estatísticos, o Ministério da Saúde divulga que os homens são responsáveis por mais de 70% das doações no Brasil e os jovens de 18 a 29 anos, correspondem a 50% dos doadores
Para doar sangue é preciso:
– Pesar mais de 50 kg;
– Ter idade entre 18 e 67 anos (sendo que candidatos com 16 e 17 anos podem doar, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, ambos munidos de documento oficial com foto);
– Apresentar RG ou documento equivalente com foto;
– Evitar, antes de doar sangue, alimentos gordurosos e derivados de leite;
– Pessoas que tomaram vacinas deverão aguardar pelo menos 30 dias para doar;
– Evitar fumar 2 horas antes e após a doação;
– Tatuagens e piercings são impedimentos para doação durante o período de um ano.
Intervalo entre as últimas doações:
Homens – 2 meses
Mulheres – 3 meses
Após a doação de sangue: Evitar atividades físicas de esforços e ingerir bastante líquido.
Não poderão doar aqueles que:
– Tem doenças transmissíveis pelo sangue;
– Fez uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
– Faz uso de qualquer tipo de droga ilícita;
– Mulheres grávidas ou em período pós-parto até seis meses ou amamentando;
Deve-se: Informar sobre o uso de medicação e tratamentos realizados.
Durante o processo de triagem do material coletado, vários exames são realizados, entre eles: testes sorológicos para Hepatite B e C, Sífilis, Aids, Doença de Chagas, HTLV-I/II (retrovírus), determinação de grupo sanguíneo ABO/Rh e pesquisa de hemoglobinas anormais. Quando for o caso, o doador é encaminhado para atendimento médico especializado. Esses procedimentos padrões garantem a segurança do paciente e a qualidade do Banco de Sangue.
Em Caçapava, a FUSAM tem uma tabela com os dias e horários para o atendimento dos doadores, que podem ser consultadas no site ou por telefone (12) 3654-8800 ramal 8820.
Neste momento, recebemos a solicitação de leitores caçapavenses, residentes no Rio de Janeiro, que solicitam doadores para atendimento de sua filha, jovem também nascida aqui, que sofrerá cirurgia e que certamente necessitará de doações.
Para este caso, solicitamos aos possíveis doadores, dirigirem-se ao Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. na Ladeira dos Guararapes, 263, Santa Teresa, de segunda a sexta, das 8 às 14 e aos domingos, das 8 às 13, ou fazerem contatos com (21) 3034-3000.