GERAL

São José dos Campos usa tecnologia para conter os sujões !!!

 

Entulho jogado em bairro da zona sul de São José. Foto: Flavio Pereira

Entulho jogado em bairro da zona sul de São José. Foto: F. Pereira

 

A Prefeitura de São José dos Campos elegeu a tecnologia como a principal arma para combater os lixões irregulares na cidade, que somam 161 áreas, segundo levantamento do governo.

Duas câmeras móveis e um aplicativo para celulares e computadores serão usados para inibir o despejo de lixo em terrenos, praças e à beira de avenidas e estradas.
“É tolerância zero contra os sujões”, disse José Luís Nunes, secretário de Defesa do Cidadão de São José.

A multa para quem joga lixo em local inadequado varia de R$ 127 a R$ 17.900, conforme o volume do material depositado.

Ontem, segundo Nunes, guardas civis municipais e funcionários do setor de fiscalização realizaram uma blitz na zona sul para flagrar moradores despejando lixo em local inadequado.
Em outra blitz realizada no último domingo na zona sul da cidade, ainda segundo o secretário, quatro pessoas foram autuadas.

“A região sul é o nosso foco no momento, mas estenderemos a operação contra os sujões para a cidade toda, onde houver necessidade”, disse Nunes a O VALE.

Até sábado, segundo ele, a fiscalização ganhará o reforço da tecnologia. A primeira de duas câmeras móveis, que estão sendo preparadas, será utilizada na região sul para flagrar os chamados “sujões”.

O dispositivo funciona via rádio, e não por cabo de fibra ótica, e pode ser instalado provisoriamente em postes, árvores e até casas.

“As câmeras ajudarão a flagrar quem joga lixo irregularmente, que será devidamente multado. Não haverá tolerância”, afirmou Nunes.

Ele disse ainda que a prefeitura lançará nos próximos dias um aplicativo para celulares e computadores que permite denunciar quem joga lixo em local inadequado na cidade.
Gratuito, o aplicativo permitirá gravar vídeos e fazer fotos e enviar para a prefeitura, de forma anônima. “Pode-se gravar a placa do veículo ou fotografar a pessoa jogando lixo”, disse.

Vereadora quer câmeras do COI
O uso de câmeras do COI (Centro de Operações Integradas) para flagrar quem joga lixo em local inadequado, em São José, foi defendido por vereadores da cidade. Para a presidente da Câmara, Amélia Naomi (PT), essa é uma das poucas maneiras de flagrar (e punir) os “sujões”. Hoje, o COI conta com 491 câmeras instaladas, sendo 95 na zona sul.