Aniversário de Caçapava: Desfiles nos bairros reúnem mais de 4,8 mil pessoas !!!
Os três primeiros dias dos desfiles cívicos nos bairros em comemoração aos 159 anos de Caçapava tiveram a participação de cerca de 1,3 mil pessoas, entre alunos, professores e representantes da 3ª idade. As apresentações no Parque Residencial Nova Caçapava (10 de abril) na Piedade (9 de abril) na Vila Menino Jesus (8 de abril) atraíram um público de mais 2,5 mil pessoas. O dia de aniversário de Caçapava é 14 de abril.
O desfile descentralizado, iniciativa do governo do prefeito Henrique Rinco (PSDB) realizado pela secretaria municipal de educação, destacam a importância das comemorações nos bairros e permitem aos pais acompanharem seus filhos, além de contribuírem para despertar o espírito cívico.
“A cultura é fundamental para construir uma cidade e, nada mais justo, do que procurar fazer com que os moradores se possam manifestar-se nos seus bairros, formando o conjunto dos habitantes de Caçapava”, disse.
O terceiro dia do desfile cívico descentralizado no Nova Caçapava (quinta-feira,10) reuniu alunos e professores da escola municipal Professora Maria Eugênia da Silva Ayello Faria (ensino fundamental) abriram as apresentações, seguidos por estudantes e professores do Colégio Conquista Caçapava (da rede particular) e da escola municipal Professora Aparecida de Pinho (ensino fundamental).
Na Piedade, as alunas Letícia de Souza Leite (sétimo ano), Ingrid Barreto da Silva (sétimo ano) e Larissa dos Santos Fernandes (oitavo ano), da escola estadual Professora Malvina Leite, seguraram, respectivamente, as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Caçapava durante a execução dos hinos Nacional e de Caçapava, na escola municipal Olímpio Alves dos Santos.
O grupo da 3ª Idade Nossa Senhora da Piedade e Vila Menino Jesus abriu o desfile. Na sequência desfilaram professores e alunos das escolas municipais Olímpio Alves dos Santos (ensino médio), Professora Hermengarda Rodrigues Braga (ensino fundamental), Professor Fernando Pantaleão (ensino fundamental) e a escola estadual Malvina Leite e Silva (ensino fundamental e médio). As homenagens ao aniversário da cidade aconteceram quarta-feira, 9 de abril.
Na terça-feira, 8 de abril, aconteceu o início oficial da série dos desfiles descentralizados na Vila Menino Jesus. Representantes do grupo da 3ª Idade Nossa Senhora da Piedade e Vila Menino Jesus abriram o desfile na avenida Almirante Tamandaré. Em seguida desfilaram alunos e professores das escolas municipais Professor Joaquim Raphael de Araújo (educação infantil), Professor Aluísio França Barbosa (ensino fundamental), Professora Geny Farah Salles (ensino fundamental), do Colégio Jardim Alvorada (escola de ensino particular).
Na sequência, desfilaram os representantes das escolas estaduais Professora Margarida Maia de Almeida Vieira e Arrecieres Natali. Encerram o desfile membros da Abesc (Associação Beneficente Soldados de Cristo). A fanfarra da escola municipal Edmir Viana Moura acompanhou o desfile. Mais de mil pessoas assistiram às apresentações.
As pessoas que assistiram aos desfiles elogiaram a iniciativa do governo municipal em resgatar os desfiles cívicos nos bairros.
Samira Almeida e Dolores Jacinto Silva, mães de alunos da escola Malvina Leite e Silva, gostaram do desfile e acharam que houve progresso do ano passado para este ano. Elas disseram que estava tudo muito bonito. “Principalmente porque é difícil para a gente ir à cidade para assistir evento desse tipo”, disse Samira.
Mães de alunos das escola Professora Hermengarda Rodrigues Braga, Rita Fernandes e Arelinda Lopes afirmaram que o desfile descentralizado é muito importante para manter o jovem mais ligado no bairro em que vivem.
A professora Regina Márcia, da escola Malvina Leite e Silva, disse que a iniciativa melhora o comportamento dos alunos e ajuda na sociabilidade do grupo. O professor Pedro Paulo, da mesma escola, afirmou que “essas demonstrações valem muito para resgatar o espírito de civismo cada vez mais raro no jovem de hoje”.
Helena Vaneza, achou o desfile muito bom. Disse que desperta nas crianças o espírito cívico que deve ser cultivado desde quando são pequenas.
Fabiana Kelly Monteiro disse que o desfile foi muito bom. Gostou de tudo. Ela saiu de casa com a filha de 3 anos para assistir às homenagens.
Marcelo Roberto de Oliveira, pai de aluna, achou o desfile muito bom disse que a filha de 3 anos gostou muito. Acha que só pelo fato de oferecer a possibilidade de não ter que ir até o centro da cidade para eventos desse tipo, já valeu. “É importante que os alunos participem no próprio bairro que já vai pegando gosto cívico”, comentou.
A série dos desfiles nos bairros termina sexta-feira, 11, em Caçapava Velha, célula mater da cidade.