CAÇAPAVA e região

Dia da Consciência do Autismo !!!

1Caçapava comemora o Dia Nacional da Conscientização do Autismo, 2 de abril, com ação concreta a caminho da inclusão social. Na terça-feira, 1, a secretaria municipal de educação promoveu uma palestra para 12 professoras da rede e pessoas envolvidas com classe de alunos com deficiências. As escolas municipais possuem 102 alunos com deficiências, dos quais 12 são autistas.

 

O encontro aconteceu no CEAPS (Centro de Atendimento Psicopedagógico e Social) de Caçapava, situado na EMEF Rui Barbosa – praça Pedro de Toledo, 136 –, e foi incluído como atividade profissional de HTC (Horário de Trabalho Coletivo) para os professores. O CEAPS atende alunos das escolas municipais que tenham dificuldades acentuadas de aprendizagem.

 

O HTC é atividade obrigatória para o pessoal do ensino fundamental. As palestras de terça-feira ficaram a cargo da coordenadora pedagógica Silvana Correa Nogueira Leite de Souza e das psicopedagogas Cristiane Takao e Girlene de Mendonça Lira da Silva. Elas se declaram gratificadas com o resultado que estão obtendo, e pela inédita atenção da secretaria de educação para com os profissionais da área da educação inclusiva.

 

Desde que assumiu a pasta, o secretário de educação Ney Sanita fez questão de que os professores fossem capacitados por meio de cursos, palestras, experiências de outras escolas e materiais pedagógicos referentes a cada área de atuação. Foi assim o caso da educação inclusiva que este ano colhe resultados de todo um trabalho intenso iniciado no ano letivo de 2013, explica Silvana.

 

Segundo ela, dentre outros problemas, havia dificuldade em fazer os pais de alunos com deficiência procurarem o CEAPS em busca de orientação sobre os filhos em classe. “Hoje é diferente”, explicou a coordenadora. Já no primeiro dia de atendimento aos pais (2 de abril) “foi grande o número dos que vieram ao CEAPS em busca de informações” explicou. A coordenadora atribui essa mudança à credibilidade conquistada pela equipe junto aos pais.

 

O resultado é igualmente positivo no desenvolvimento dos alunos, garante Silvana. Ela explica que a secretaria de educação remodelou a forma de lidar com o aluno com deficiência. As atividades da equipe são voltadas a trabalhar as habilidades naturais de cada um; isto inclui teatro, dança, atividades lúdicas, dentre outras. Silvana prevê um resultado bastante positivo até o final do ano letivo de 2014.

 

Outro avanço foi a inversão do contato CEAPS/escola. Antes, os professores tinham de enviar periodicamente os alunos com deficiência aguda ao CEAPS na busca de solucionar problema. Agora, “é uma exigência do secretário Nei” – explica –, o CEAPS é que vai às escolas onde existam alunos deficientes e com dificuldade aguda de aprendizado para diagnosticar no próprio local os problemas detectados.

 

Além de Silvana e as já citadas Girlene e Patrícia, as psicopedagogas Célia Lúcia Santos Almeida e Velta Vanessa lima Lisboa Participam do programa de educação inclusiva todos os professores da rede orientados pelo restante da equipe do CEAPS: as professoras Luzamara de Souza, Maria Salete de Freitas Picasso, Katia Silene Santos Prado Ribeiro das Neves, Rosana Guimarães e Andrea de Oliveira Pires.

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