Autoridades não encontram avião sumido na floresta amazônica !!!
O avião Amazonas e o helicóptero Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) continuam sobrevoando a região de Jacareacanga (PA), sem encontrar pistas do bimotor desaparecido no último dia 18. Até ontem (29), foram percorridos 13.395,9 quilômetros quadrados (km²) em 134 horas de voo. As equipes encerraram, hoje (30), o 12º dia de buscas. A mata densa da região é um dos principais desafios encontrados pela FAB.
A aeronave bimotor, modelo Beechcraft BE 58 Baron.de prefixo PR-LMN, pertencente à empresa Jotan Taxi Aéreo, prestava serviço à Secretaria Especial de Saúde Indígena, ligada ao Ministério da Saúde. De acordo com o ministério, estavam a bordo as técnicas de enfermagem Rayline Sabrina Brito Campos, Luciney Aguiar de Sousa e Raimunda Lúcia da Silva Costa, o motorista Ari Lima e o piloto Luiz Feltrin.
A técnica de enfermagem Rayline Campos chegou a enviar duas mensagens para o celular de seu tio falando sobre a possibilidade de um acidente com a aeronave. “Tio, estou em um temporal e o motor parou”, escreveu. “Avisa a mãe que eu amo muito todos… tô aflita… tô em pânico”, completou.
De fato, na região onde ocorreu a tragédia, bem como em outras regiões dos interiores da floresta amazônica, as possibilidades de encontro de uma aeronave, de grande ou pequeno portes, são bastante remotas, caso não se conte com o auxílio de radares específicos, que fazem o acompanhamento das aeronaves, conforme rotas pré estabelecidas nas Cartas de Voo. E mesmo assim, ainda existe a possibilidade de demora e até mesmo de não mais se encontrar a aeronave, dado às surpreendentes condições de recuperação de áreas danificadas da floresta amazônica. É como se a floresta abrisse caminho para acolher a aeronave e depois se fechasse por cima, isolando-a, completamente do mundo!
Neste caso, com um agravante, que foi a transmissão, por celular, de duas mensagens da passageira para seu tio em Belém do Pará, relatando que a aeronave estava caindo! Será possível não haver condições de rastreamento das ligações do celular em questão?