CAÇAPAVA e região

Prefeito inaugura centro de defesa de vítimas de violência !!!

Cópia de Cópia de DSC_0953O prefeito de Caçapava, Henrique Rinco (PSDB), inaugurou quinta-feira, 17, o CREAS (Centro de Referência da Assistência Social), órgão que oferece apoio e assistência a pessoas, indivíduos e famílias em situação de risco ou de ameaça de violação de direitos. A principal finalidade é fortalecer a família em sua função protetora de seus membros, romper o ciclo de violência em seu interior, quando houver, oferecer condições de reparar os danos e prevenir a reincidência dos atos de violação.

A partir de agora, quem se sentir vítima de qualquer tipo de violência terá o apoio do CREAS de Caçapava como entidade pública responsável pela orientação e apoio especializado na busca de justiça. Os casos mais comuns são os de abandono de idosos ou crianças, negligência, maus-tratos físicos, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situações de rua, de trabalho infantil, de mendicância, entre outros.

 Ao falar aos presentes, Rinco destacou a grande incidência de maus tratos dispensada às mulheres “que são as maiores vítimas de violências na sociedade”. O prefeito garantiu que o município desenvolve políticas públicas no sentido de diminuir esse quadro, com a criação de mecanismos de proteção como o que era inaugurado naquele momento.

Além do acolhimento e cadastro, as famílias e pessoas atendidas têm direito a acompanhamento social e psicológico, orientação jurídica, visitas domiciliares, abordagem social, atendimento individual, atendimento em grupo, identificação de suas necessidades; campanhas sócio-educativas, auxílio-transporte, apoio socioeducativo, oficina de artes, entre outras. Periodicamente serão realizadas palestras, divulgação e prevenção de exploração sexual contra crianças, adolescentes e mulheres.

A estrutura do CREAS de Caçapava é formada por duas assistentes sociais e uma psicóloga que dão expediente na sede, situada à Rua Graça Martins, 32, na Vila São João. Duas outras assistentes sociais dão apoio à distância. Dois advogados são responsáveis pela assistência jurídica. O CREAS é ligado à secretaria de assistência social e cidadania e atende das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem interrupção.