Nutricionista da FUSAM fala sobre alimentação ideal durante o Carnaval !!!
Dicas de Saúde
Carnaval chegando, pessoal arrumando as malas e preparando as fantasias para comemorar os dias de folia. Mas, antes de colocar o bloco na rua, é preciso tomar alguns cuidados com a alimentação para evitar problemas de saúde, como intoxicação, desidratação, infecção e por ai vai. Para isso, a nutricionista Letícia de Melo Pereta, da FUSAM (Fundação de Saúde e Assistência do Município de Caçapava), dá algumas dicas para a prevenção desses males. Veja entrevista abaixo.
Durante o Carnaval, quais os problemas mais comuns à saúde dos foliões?
Letícia: Sem dúvida, a desidratação. A combinação calor e a folia do Carnaval resulta na perda considerável de líquido e que precisa ser reposto. Sentir sede já é um sintoma de desidratação. Nós não podemos nunca esquecer de beber água. Em dias normais, o ideal são dois litros por dia, mas a agitação desta época se faz necessária aumentar a quantidade ingerida. Mas atenção: álcool não é considerado líquido para a hidratação.
E para quem extravasa no álcool? Quais os alimentos podem ajudar a curar a famosa ressaca?
Letícia: Todos os alimentos de origem vegetal e as frutas ajudam a eliminar as toxinas, como por exemplo melão, melancia, pêra, limão e abacaxi. Há também os isotônicos naturais, como a água de coco e o caldo de cana. Nosso organismo não consegue metabolizar grande quantidade de álcool. Por isso, é necessário evitar o excesso.
Para aguentar o pique de dançar e pular nos clubes ou em blocos na rua, quais os alimentos recomendáveis?
Letícia: Sempre refeições leves, como frutas, sucos e vitaminas. É preciso tomar cuidado com os integrais porque eles demoram mais a ser digeridos e isso pode causar um desconforto. Além do mais, comer a cada três horas também facilita o metabolismo, ajudando a queimar mais gordura.
No caso daqueles que trocam a folia das ruas pelo “sossego” da praia, qual a orientação para evitar riscos de intoxicação ou até mesmo infecção alimentar?
Letícia: Eu digo sempre que, se puder, leve seu alimento de casa, bem acondicionado. É mais saudável. Caso contrário, é bom evitar qualquer tipo de fritura, peixes e ostras. Embora seja natural, certos alimentos ficam muito tempo expostos ao sol e isso propicia a contaminação. Se for chupar sorvete, prefira aqueles à base de frutas, que refrescam mais. Alimentos que contenham fibra também é recomendável, como o milho cozido. É importante também sempre ficar atento às questões de higiene. Isso evitará problemas maiores.