CAÇAPAVA e região

Aerovale liberado para aviação executiva !!!

1 497Foi assinado hoje pelo Ministro Wellington Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, o plano de outorga específico para exploração, sob a modalidade autorização, o futuro aeródromo Aerovale, de Caçapava.

Assim sendo, à partir desta segunda-feira (17) estão autorizadas as operações de aviação executiva no Aerovale, cuja pista de pouso e decolagens se encontra em fase adiantada de construção, devendo iniciar o asfaltamento já na próxima semana, podendo aceitar pousos e decolagens à partir de Maio próximo, segundo Rogério Penido!

O evento contou com a participação, além do ministro Moreira Franco, do Prefeito de Caçapava Henrique Rinco, do Deputado Federal Vicente Cândido, do Deputado Estadual Hélio Nishimoto, do presidente da Câmara Municipal de Caçapava Milton Garcez Gandra, do General William Georges Fellipe Abrahão da 12ª Brigada de Infantaria Aeromóvel, e dos Secretários municipais Rogério Nani e Marcos Watanabe, respectivamente das pastas de Planejamento e Meio Ambiente e Indústria, Comércio, Agricultura e Turismo, além de várias outras autoridades.

“É o terceiro aeroporto que autorizo em São Paulo para atender uma demanda que é crescente. Vai atender uma demanda reprimida de voos executivos e helicópteros. Não tenho dúvida de que aqui que será uma alternativa extremamente propícia para aqueles que precisam desse serviço”, afirmou o ministro-chefe da SAC, Moreira Franco.

O responsável pelo projeto afirmou ainda que a intenção é fazer com que futuramente o Aerovale receba voos comerciais. “Você pode ter certeza que em breve teremos muitas companhias aéreas operando aqui conosco. Esse foi o primeiro passo, mas já estão preparando o segundo passo. Já já o aeroporto privado vai poder fazer todo trabalho que faz o aeroporto público”, disse Penido.

Para o engenheiro Ozires Silva, a ampliação do tráfego aéreo é um passo importante para a aviação no país e, por consequência, para o desenvolvimento econômico. “O Brasil está em uma faixa de atraso com relação a isso. A nossa aviação hoje é menor do que o país precisa. Apenas 120 cidades brasileiras dos 5.500 municípios têm tráfego aéreo regular. Isso precisa ser revertido. Esse é um país que voa e pode voar muito mais gerando desenvolvimento”!

Com um investimento de R$ 230 milhões, o Aerovale terá 124 lotes aeronáuticos, 181 lotes industriais e comerciais, com acesso direto à pista do aeroporto, que será terminal de cargas e passageiros. Segundo a construtora, 30% dos 305 lotes estão vendidos e serão entregues no fim deste ano – o metro quadrado é vendido a R$ 600. O empreendimento fica às margens da rodovia Carvalho Pinto (SP-70) e a quatro quilômetros de distância da Via Dutra.