Reciclagem de óleo de cozinha usado !!!
Pode parecer incrível mas aqui em Caçapava, a dona de casa enfrenta uma dificuldade muito grande, quando necessita descartar óleo de cozinha usado, rumo à reciclagem, certamente por falta de campanhas honestas e seguras que indiquem locais para o descarte das embalagens preparadas na grande maioria dos lares!
Tempos atrás, a Sabesp iniciou uma campanha para o correto descarte do óleo usado, com o credenciamento de vários estabelecimentos como parceiros, que atuariam na coleta dos recipientes, que seria recolhido periódicamente, para ser encaminhado à reciclagem.
No entanto, esta campanha, com poucos meses de ação, foi se extinguindo, os estabelecimentos coletores passaram a não aceitar mais o descarte e o inevitável aconteceu: a campanha foi para o buraco!
Mas e agora, o que acontece com o óleo de cozinha utilizado? A Dona de casa joga no ralo e contamina o lençol freático, ou simplesmente vai acumulando suas garrafas pet em casa, na incerteza do descarte?
É preciso que este assunto seja encarado com seriedade, pois o risco de contaminação do lençol freático é grande e, ocorrendo em larga escala, pode inviabilizar fonte alternativa de água, imprescindível à vida humana!