Bate e assopra !!!
Enquanto o governo petista bota seu prefeito bilú-bilú Fernando Haddad a enfernizar a vida dos mais de três milhões de motoristas da paulicéia, castigando-os com restrições absurdas no trânsito, como os tais corredores de ônibus e ainda uma arapuca coletora de multas, o governo petista federal “indica” que vai renovar o desconto no IPI para os carros novos, acudindo a indústria automotiva que está com os estoques de carros prontos pelas tampas.
Pelo calendário atual, o IPI dos carros voltaria aos patamares anteriores em janeiro de 2014. Assim, a alíquota dos modelos 1.0, por exemplo, subiria dos atuais 2% para 7%. A previsão era de que o benefício, que começou, da última vez, em maio de 2012 devido à grande concentração de estoques, terminasse em dezembro. Mas om 40 dias de vendas de estoques em seus pátios, as montadoras vão conseguir adiar para maio do ano que vem o desconto.
Começou em 2008 essa coisa de desconto no IPI para acudir as montadoras, vale lembrar. Só neste ano o benefício já custou mais de dois bilhões a menos na arrecadação do imposto.
Acontece que o setor automobilístico responde por um quarto do faturamento do IPI no país. Então fica assim, desconto para vender carro e encher as cidades deles e programas para achacar com multas e infernizar a vida dos donos dos carros na maior metrópole do país.