Autorizado o serviço do SAMU em Caçapava !!!
Lei de autoria do prefeito Henrique Rinco (PSDB) autoriza o Município de Caçapava a integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Paraíba, composto por oito cidades, para a criação e gestão do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da Região do Alto Vale do Paraíba, a ser formado por Caçapava, São José dos Campos, Jacareí, Monteiro Lobato, Paraibuna, Jambeiro, Igaratá e Santa Branca. No total, os oito municípios possuem quase 1 milhão de habitantes.
O projeto da propositura, que originou a lei, é de autoria de Rinco e foi elaborado após o prefeito ter participado de encontro entres os prefeitos na assinatura do protocolo de intenções para a criação do Samu Regional. O encontro dos prefeitos das oito cidades aconteceu no dia 1º de agosto. O projeto autorizando Caçapava a compor o consórcio foi aprovado pela Câmara de vereadores. Após a aprovação da propositura (no dia 27 de agosto), Rinco sancionou e promulgou a lei 5211, de 29 de agosto de 2013.
Central de Regulação do Samu da Alto Vale do Paraíba vai ser em São José dos Campos, município sede da região. A Central vai comandar as ações, identificando qual viatura está mais próxima do atendimento pré-hospitalar a ser realizado.
Estão previstas 20 ambulâncias para o Samu Regional, que será denominado 192 da Região do Alto Vale do Paraíba. Caçapava vai receber duas unidades de suporte básico.
Agilidade – Rinco disse que a sua equipe de governo foi ágil na elaboração do projeto que permite Caçapava a integrar o consórcio e criação do Samu do Alto Vale do Paraíba. Assim que chegou à Câmara, o vereador Lúcio da Pastelaria, líder da bancada do PSDB , solicitou que o projeto fosse aprovado em regime de urgência.
“O consórcio para a criação do Samu regional, que vai atender as oitos cidades, mostra que homens públicos sérios ultrapassam as questões partidárias e se unem para oferecer saúde de qualidade à população”, disse o prefeito.
Segundo o prefeito, “com o Samu teremos mais agilidade, mais equipamentos e profissionais capacitados para fazer o socorro e encaminhamento ao hospital”.
Outras cidades – Caçapava e Jacareí são as duas das oito cidades que já possuem autorização legal para integrar o consórcio. Em Jambeiro, o projeto foi aprovado na Câmara e aguarda ser transformado em lei. Em São José dos Campos, Monteiro Lobato, Paraibuna e Igarata os projetos ainda não foram votados nas respectivas Câmaras.
[nggallery id=40]
O SAMU é um presente de grego para o Brasil
O SAMU é um presente de grego para o Brasil