GERAL

A caminho da cadeia !!!

delubioO Supremo Tribunal Federal rejeitou nesta tarde por unanimidade o recurso apresentado por Delúbio Soares no julgamento da ação penal do Mensalão petista. A decisão praticamente enterra as chances de outros meliantes petistas reduzirem suas penas nessa fase do julgamento. Está chegando a hora do enjaulamento.

A corte reconheceu no embargo declaratório erro na data da morte do ex-presidente do PTB José Carlos Martinez com quem Delúbio fez mutreta. No acórdão do mensalão consta que ele morreu em dezembro de 2003 quando foi em outubro do mesmo ano. Mas o fato não mudou nada, como quis a defesa de Delúbio e como até mesmo o ministro Ricardo Lewandowski, sempre a defender os petistas, reconheceu afirmando que o erro não impacta o resultado do julgamento.

O petista foi condenado a 8 anos e 11 meses por corrupção ativa e formação de quadrilha. É o 12º dos 25 condenados pelo mensalão que teve os recursos rejeitados pelo STF, os embargos declaratórios. Todos até agora foram rejeitados. Na próxima fase serão analisados os embargos infringentes, sobre os quais a Corte estaria dividida em sua aceitação. A clareza e celeridade no julgamento dos embargos declaratórios leva a crer que os infringentes serão rejeitados. E o próximo passo, finalmente, será o recolhimento dos condenados ao sistema prisional.