CAÇAPAVA e região

Museu Roberto Lee recebe doação de moto !!!

Sullivan e Marcelo

Sullivan, o mecânico Gilson e o Coordenador do Museu Roberto Lee Marcelo Bellato!

Neste início da tarde de segunda-feira o Museu Roberto Lee recebeu, em doação do sr. Sullivan Morais Santos, uma moto Yamaha FT 50 – Mini Enduro de 1973, que passará a fazer parte integrante do acervo de Roberto Lee, juntamente com os demais veículos!

Trata-se de moto bastante rara no mercado e, logo, de cara, o tamanho reduzido faz com que o piloto se sinta meio “deslocado”. O pedal de partida é macio, e o motor responde suavemente.

O cambio é característico da família das F5. É de 4 marchas “todas para baixo” e, o ponto morto, é “tudo para cima”, ou usando-se a parte traseira da alavanca de cambio, com o calcanhar, o que torna super-fácil achá-lo.

Seu motor, de 49cc, com o único cilindro inclinado à frente, a exemplo das F5 e das FS1, tem o carburador embutido na lateral direita do carter, e a alimentação é gerenciada por meio de uma válvula rotativa, que controla a mistura que é admitida pelo virabrequim para, depois, ser comprimida na camara de explosão, junto à vela.

Depois de relembrar o esquema de engate do cambio, engata-se a 1a. marcha, que entra suavemente e, saindo com a moto meio sem jeito, ela não se acanha! Seu bravo motor de 4 hp trabalha competente e silenciosamente, movimentando até mesmo, os mais gordinhos, acima de 80 quilos, sem problemas.

O chassis tubular, em berço, e a suspensão dianteira tipo “Cerianni” e traseira, com braço oscilante e dois amortecedores, proporcionam uma ciclística segura, porém com limitações, para uso on/off-road, podendo-se desenvolver seguramente os 60km/h, em uso urbano. O uso em rodovias, fica comprometido por sua baixa velocidade final inferior a 80km/h.

Seus freios a tambor, com acionamento simplex, comportam-se compativelmente ao desempenho do motor da moto.

Seus comandos de acelerador, embreagem e freios estão ergonometricamente bem distribuidos em seu guidão, estilo trail, com trave central.

Sua ergonomia é boa para motociclistas (sem garupa) com estatura menor que 1,70m e peso inferior a 70kg.

Os retrovisores, com vidro convexo, estão posicionados de maneira satisfatória, fornecendo boa visibilidade traseira. A chave de contato, localiza-se ao lado do único instrumento no painel, o velocímetro, em local seguro e de fácil acesso.

O painel é composto de velocímetro, hodometro total e parcial e luzes de advertência, fornece uma visibilidade satisfatória. O conjunto optico é gerenciado por uma bateria de 6V, à magneto, que proporciona uma eficiencia razoavel.