GERAL

A cura por regime alimentar severo !!!

A teoria da dieta severa é recente mas vem apresentando casos de sucesso na reversão do diabetes tipo 2. Dietas inferirores a 800 calorias diárias por determinados períodos, têm mostrado eficácia. Há controvérsia ainda sobre casos de cura da moléstia inslalada há muitos anos, mas mesmo nelas a redução glicêmica responde prontamente.

Esses regimes, entretanto, são efetivamente drásticos, 800 calorias por dia é o mesmo que apenas um apetitoso hambuguer Big Tasty do McDonalds – ele tem 843 calorias. Subistituitui-se por três shakes sucos (shakes) de 200 calorias mais uma insonsa porção de legumes e vegetais de outras 200 calorias. Pacientes submetidos relatam fraqueza e até dificuldade para andar em determinadas horas ou situações. E o tratamento procisa de acompanhamento médico, começando por exames iniciais investigando falta de vitaminas, principalmente ferro, e outras anormalidades, que podem levar a estados graves sob regime alimentar severo.

Mais importante ainda é que as dietas, quando menos menos severas, ainda que de apenas1200 ou mesmo 100o calorias, não apresentam resultados.

A teoria que explica o diabetes tipo 2 e sua reversão sob dieta rigorosa, aponta que ele se desenvolve quando por algum motivo o pâncreas pára para de produzir insulina em quantidades suficientes para manter o nível normal de glicose no sangue. No caso da diabetes tipo 2, a condição está fortemente associada à obesidade, uma condição que se alastra em todo o mundo – e mais ainda à obesidade com gordura localizada no abdomem.

Ao observarem pacientes obesos submetidos à cirurgias de redução de estômago, viram que eles se livraram do diabetes. Em comum, todos eles se livravam de grande quantidade de gordura na região abdominal. Que estudos priliminares mostraram que a sua proximidade de órgãos como o pâncreas e fígado estão associados com o diabetes, provocando uma reação local que dificulta a digestão da glicose pelo pâncreas. A simples presença da gordura nessa região causa uma mudança no metabolismo, dificultando a produção de insulina.

Nesse contexto e apesar de cada pessoa ser diferente, concluiu-se que a redução calórica para algo em torno de 800 calorias por dia causava a reversão do diabetes. Alguns pacientes demoram mais que outros, mas todos conseguem reverter a condição dentro de oito semanas, mostram as pesquisas realizadas, publicadas já em 2011 na revista científica Diabetologia.

Esses estudos sobre a redução do diabetes 2 pela drástica redução calórica, vêm mostrando resultados consistentes, mas por enquanto são as pessoas que o contraíram há menos de quatro ano as que melhor respondem ao tratamento da dieta de 800 calorias. Com mais de quatro anos já fica mais difícil a reversão e ainda não está claro em que medida.