Cidadania em alerta para atendimentos a vítimas do frio !!!
Com o frio intenso registrado na madrugada desta quarta-feira, 24, com sensação térmica negativa, a secretaria de cidadania e assistência social do Município de Caçapava manteve o pessoal de rua e parceiros, como a PM (Polícia Militar) e a Guarda Municipal em estado de alerta. A equipe está preocupada com a situação de mendigos e moradores de rua expostos ao relento com umidade, chuva e ventos à baixa temperatura.
Todos os anos são registrados casos de agravamento de doenças crônicas, principalmente respiratórias, nessa clientela que muitas vezes recusa o convite de ser conduzida para o albergue municipal onde tem à disposição banho, comida e cama.
Segundo a diretora de políticas sociais da secretaria, Célia Maria Gonçalves, o albergue oferece três refeições diárias e assistência psicológica a cargo de uma assistente social exclusiva. Cita como exemplo o caso de uma assistida que foi retirada das ruas com pneumonia, tratada no pronto-socorro com acompanhamento do pessoal da secretaria e agora, depois da doença curada, permanece ainda no albergue que acompanha sua convalescença.
O maior problema nessa área enfrentado pela equipe de atendimento social tem sido a resistência dos próprios moradores de rua que, mesmo doentes, muitas vezes não querem ser conduzidos ao albergue nem mesmo receber tratamentos de emergência necessários.
Apesar de todos os cuidados da secretaria e de seus parceiros, é muito importante a soma de esforços com a comunidade. Célia recomenda que qualquer pessoa que constatar um caso desses que necessite atendimento pode ligar para 3652-9242.