Petrobrás volta a importar gasolina!!!
Importaram-se, por ora, 270 mil metros cúbicos de gasolina. O suficiente para encher dois milhões de barris, com combustível companheiro, produzido na Venezuela de Hugo Chávez.
A mercadoria chega ao Brasil até o final do mês. Custou à Petrobras algo como US$ 140 milhões.
Vai ficar nisso ou será necessário importar mais? A petrolífera brasileira responde no gerúndio:
“Para os meses subsequentes, a Petrobras está avaliando a necessidade de importação e, se existente, estimará o volume a ser importado”.
O volume já adquirido não chega a ser expressivo. Corresponde a um dia de produção da Petrobras.
A despeito disso, um ex-diretor da estatal, Ildo Sauer, hoje professor da USP, leva o pé atrás:
“A empresa era superavitária de gasolina desde a entrada do Proálcool, nos anos 70”.
Outro especialista do setor energético, Adriano Pires, diretor-fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura, ecoa Sauer:
“Há quase uma década, o Brasil se tornou um exportador. Primeiro, foi o anúncio da Petrobras de que interromperia a exportação, há cerca de um mês…”
“…E agora tem de comprar de outros produtores. É surpreendente”.
De fato. Surpreendente! Deve ser o início dos reflexos da administração petista no setor de melhor equilibrio financeiro do país, hoje!
Cadê a auto suficiência, molusco e gabrilli. Mentirosoooooos.
JC!!
Será que este preço do açucar no mercado externo não é um teste para o nosso País? Falávamos até o ano passado em sermos os maiores exportadores de alcool, seríamos o celeiro do planeta???
É!!! Tudo muito estranho….
Bom mesmo seria se vendessem a Petrobras por uns trocados. Ai os americanos a comprariam e venderiam gasolina para nós à 8 R$ o litro.
Para variar, aí tem!!!…
Fazendo uma interpretação maldosa, essa importação foi uma mão na roda para o cumpanhêro Hugo Chávez, não? Informa-se que outros “lotes” estão encomendados e a Petrobrás diz, em nota à imprensa, que “Para os meses subsequentes, a Petrobrás está avaliando a necessidade de importação e, se existente, estimará o volume a ser importado”. Humm…
E depois tem gente que fala que a Petrobras não faz nada para manter o nível de preços baixo.
O reflexo da administração eu acredito ser a empresa ter multiplicado seu valor de mercado diversas e atualmente ser a 4 maior empresa de energia do mundo.
Benchmarking na exploração em lâminas d’água profundas e ultra-profundas.