Antigos

Renovado, Fiat Uno vai retornar às ruas depois de 14 anos !!!

Um dos ícones da indústria automobilística brasileira está de volta 14 anos depois de ser substituído pelo Mille. O Uno, que consolidou a presença da Fiat no país, retorna como modelo 2011.

O carro (foto acima) foi desenvolvido pela engenharia do Centro Tecnologico Giovanni Agnelli, em Betim (MG), com o apoio da matriz, em Turim, na Itália. Montado sobre uma nova arquitetura, que deverá gerar modelos, o compacto hatch será apresentado no começo de maio. Depois, chegará aos concessionários com visual que remete à futura geração do Panda italiano, a ser colocada no mercado neste ano. O preço deverá ficar em torno de R$ 27 mil!

Parte do competitivo mercado dos compactos, o lançamento do Uno vai acirrar a concorrência. O segmento é o de maior volume de vendas. A Fiat tentou manter o segredo, mas o Projeto 327 não resistiu à velocidade da internet. As primeiras imagens oficiais serão divulgadas nos próximos dias.

Despojadas, limpas e levemente arredondadas, as linhas do hatch lembram um monovolume, principalmente pela traseira mais alta e truncada, que recebeu lanternas verticais divididas em três partes. A frente surpreende pelas três aberturas à esquerda do logotipo da marca sobre a ampla grade preta tipo colmeia dividida por uma barra horizontal, que levará no centro a placa. O grupo óptico com sinalizadores avança no capô curto e nos para-lamas. Nas versões mais sofisticadas, caixas retangulares escondem os faróis auxiliares redondos.

O interior do Uno repete o conceito do modelo original que privilegia o espaço. O teto alto e os dianteiros elevados são típicos das minivans: aumentam o espaço e permitem a condução em posição elevada. Recuados, painel, quadro de instrumentos e console são arredondados.

O Uno será lançado com motores flexíveis 1.0 e 1.4 e, entre as versões, está uma aventureira. No futuro, deverá receber a nova geração de motores desenvolvida pela FTP. O novo Uno deverá custar cerca de R$ 27 mil, no segmento superior ao do Mille, o carro de menor preço no país.

Um dos carros de maior sucesso no país, a trajetória do Uno foi marcada por inovações que se confundem com a evolução da indústria automobilística brasilera e a consolidação da liderança da Fiat nos últimos anos. É o modelo de menor preço no mercado e, apesar dos 26 anos, está entre os cinco carros mais vendidos.

Lançado em 1984 no Brasil, um ano e meio depois da Itália, foi o precursor do conceito pequeno por fora e grande por dentro. Com três portas, inovou com o capô que avançava no para-lamas para colocação da estepe junto ao motor deixando o porta-malas livre.

O preconceito dos primeiros anos, quando ficou conhecido como botinha ortopédica, foi superado por qualidades como o espaço, a agilidade e o baixo consumo de combustível. Última das quatro grandes a chegar no Brasil, a Fiat teve de ousar para conquistar o consumidor. Foi assim em 1990, quando lançou a versão Mille, equipado com motor 1.0 para aproveitar a isenção do IPI para veículos abaixo de 1.0. Passa por reestilizações, recebe aperfeiçoamentos como injeção eletrônica, propulsor turbo e, a partir de 1996, fica apenas o nome Mille.

Com as novas versões Way e Economy e aperfeiçoamentos que ainda serão incorporados, o Mille será produzido até 2014 para atender a quem busca um carro pequeno mas robusto e econômico.