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O hidroavião Jahu !!!

O Jahu é um hidroavião Savoia-Marchetti S.55 (versão C), o último de seu modelo no mundo. O Savoia-Marchetti S.55 foi um hidroavião produzido pela fábrica italiana Savoia-Marchetti no ano de 1924 (mas comercializado apenas a partir de 1926).
Logo após o seu lançamento, este hidroavião estabeleceu os recordes de velocidade, carga, altitude e distância.

O S.55 foi projetado pelo engenheiro italiano Alessandro Marchetti. Um projeto moderno e ousado para a época. Muito versátil, teve uso tanto militar (bombardeiro, reconhecimento) quanto civil (correio aéreo, socorro marítimo).
Graças a seu desempenho, este hidroavião ganhou status de verdadeira legenda em sua época. Os nomes de grandes aviadores do século XX e suas façanhas estão ligados a ele: João Ribeiro de Barros, os italianos Italo Balbo e Francesco de Pinedo, entre outros.
Durante a II Guerra Mundial foi utilizado ativamente pela Itália e Alemanha (Luftwaffe). Foi retirado de serviço no ano de 1945.

Em 15 de Janeiro de 1931 chega ao Brasil liderada por Italo Balbo uma esquadrilha de 11 S.55 (14 partiram de Orbetello (Itália) a 17 de Dezembro de 1930 porém 3 acidentaram-se durante a viagem matando suas tripulações).
O governo brasileiro adquiriu estas aeronaves em troca de café.

O último exemplar do Savoia-Marchetti S.55 ainda existente em todo o mundo encontra-se hoje no Brasil e é também o último hidroavião usado nas travessias transatlânticas remanescente daquele período.
Trata-se do Jahú a aeronave utilizada por João Ribeiro de Barros para realizar a primeira travessia aérea transatlantica Africa – América do Sul sem escalas da história no ano 1927. Atualmente encontra-se restaurado e em exposição Museu Asas de um Sonho da cidade de São Carlos-SP (foto acima).