GERAL

TJ-SP veta distribuição de livro para estudantes por conteúdo inadequado !!!

Foto

A distribuição do livro Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século na rede pública de ensino de São Paulo está definitivamente vetada por decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo, que confirmou liminar para impedir a circulação da obra a estudantes do ensino fundamental e médio. 
O livro reúne contos de autores brasileiros publicados a partir de 1900. O motivo para o veto seria o texto Obscenidades para uma Dona de Casa, de Ignácio Loyola Brandão, que conta a história de uma mulher casada que recebe cartas anônimas de um homem.
O desembargador, Maia da Cunha, relator do recurso, entende que o conteúdo de três textos da coletânea são “inapropriados” com “elevado conteúdo sexual”, e descrição de atos obscenos, erotismo e referência a incesto.
A Secretaria da Educação iniciou a distribuição no ano passado, mas esta foi suspensa por uma medida cautelar da Justiça. Pelo menos 18 mil livros foram comprados por meio do programa Apoio ao Saber, que destina anualmente três obras para os estudantes levarem para casa!