Museu do Automóvel de Caçapava: parceria para render bons frutos !!!
Fundado em 1963, em São Paulo, o Museu de Antiguidades Mecânicas surgiu a partir da coleção particular de automóveis e outras peças mecânicas adquiridas pelo empresário Roberto Eduardo Lee, desde 1948.
Ainda em 1963, o museu foi considerado de utilidade pública pelo governo do Estado de São Paulo, através do Decreto-Lei nº 42.254.
Em 1964, todo o acervo foi transferido do galpão pertencente à S.A. Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo, na capital paulista, para a Fazenda Esperança, em Caçapava.
A Coleção de Veículos e Acessórios do Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) em 1982. O acervo tombado era composto de 97 veículos, motores, miniaturas de autos, distintivos de clubes automobilísticos de todo o mundo e cerca de 200 gravuras.
Durante quase 30 anos, o museu permaneceu aberto para o público e tornou-se referência no país como um dos principais do gênero, atraindo colecionadores e visitantes interessados em automobilismo.
Com a morte de Roberto Lee, em 1975, o museu ainda continuou aberto até 1993, encerrou seu funcionamento.
Fechado para o público e sem manutenção, o acervo começou a se deteriorar. Os carros que não pertenciam a Roberto Lee, porque faziam parte de coleções particulares e que estavam no local em regime de comodato, começaram a ser retirados por seus proprietários.
Por se tratar de um acervo particular, a administração pública não podia intervir para impedir o sucateamento das peças que restaram.
Nos últimos anos, no entanto, conversas entre familiares, herdeiros do patrimônio, e representantes da Prefeitura de Caçapava começaram a avançar no sentido de transferir para a administração pública municipal o que restou do acervo.
ACERVO TRANSFERIDO
No dia 20 de janeiro, o acervo foi transferido do prédio da antiga Fazenda Esperança para o Centro Educacional, Cultural e Esportivo José Francisco Natali, pertencente à Prefeitura, no bairro Vera Cruz.
A medida teve por objetivo garantir a segurança do acervo – formado por veículos, uma locomotiva, gravuras e um motor, todos de grande valor histórico -, uma vez que o prédio em que abrigava o museu encontrava-se muito deteriorado.
Após a transferência, todos os veículos foram higienizados e abrigados num galpão do Centro Cultural.
O PLANO DE RECUPERAÇÃO
A Prefeitura de Caçapava e o Automóvel Clube do Brasil firmaram uma parceria que prevê a restauração dos veículos do museu, iniciando com o Alfa Romeo RL, ano 1926, que integra o acervo.
O contrato de parceria foi celebrado no início de junho, pelo presidente do Automóvel Clube do Brasil, Ariel Gusmão da Silva, e pelo prefeito Carlos Antônio Vilela.
Por meio do acordo, o Automóvel Clube do Brasil, com sede em São Paulo, fará a restauração completa do Alfa Romeo. O automóvel restaurado deverá ser entregue no próximo ano, durante o Salão Internacional de Veículos Antigos, organizado e realizado pela Reed Exhibitions Alcântara Machado. Este evento acontecerá no segundo semestre de 2012, na capital paulista.
A parceria garante ainda um espaço no Salão Internacional de Veículos Antigos deste ano, que será realizado entre os dias 24 e 27 de novembro, para a exibição de parte do acervo do museu, em poder da Prefeitura de Caçapava. A expectativa é que sejam expostos dez veículos.
Espero que sempre encontrem alguem para ajudar pois esse museu é um patrimonio historico e é muito triste ver como estavam esses veiculos antes de serem “salvos” pela prefeitura tenho acompanhado essa historia pelo Taiada e outros meios de comunicação e estou muito feliz com o rumo que esta tomando , espero que em breve estes veiculos estejam prontos para aparição em publico .
Parabens ao JC que sempre nos tras as noticias sobre esse museu e sempre batalhou pela sua recuperação .