Internet gratuita chega a 127 bairros de São José !!!
A cobertura se concentrará nas regiões periféricas, que concentram uma faixa da população mais carente e, em muitos casos, não são atendidos pelas empresas que oferecem o serviço de conexão paga à internet.
Partes das regiões leste, norte, oeste, sudeste e sul terão acesso à rede. Galo Branco, Jardim Motorama, Alto da Ponte, Buquirinha, Caetê, Chacará São José, Jardim da Granja, Jardim Santa Julia, Bosque dos Ipês, Campos dos Alemães e Parque Interlagos estão entre os contemplados.
Mesmo moradores de bairros clandestinos, como o Rio Comprido (zona sul), poderão navegar gratuitamente.A tecnologia, conhecida como wireless, permitirá que qualquer pessoa acesse a internet sem custos a partir de equipamentos eletrônicos equipados com Wi-Fi (como notebooks, celulares e tablets).
A implantação e manutenção do serviço deve custar cerca de R$ 600 mil por ano à administração tucana, segundo adiantou ontem a O VALE o assessor de Planejamento em Comunicação da prefeitura, Felício Ramuth.
“Queremos finalizar o edital na próxima semana e abrir a licitação já na próxima sexta-feira”, afirmou Ramuth.
Funcionalidade. Nas ruas, a novidade pareceu interessante. “O Speedy e a Net não chegam aqui. Mesmo os modems portáteis, de celular, não funcionam”, disse a vendedora Priscila Priante, 30 anos, que mora no bairro Alto da Ponte (zona norte). “É bom saber que agora vamos ter internet”.
Ramuth explicou que o governo “priorizou as regiões onde empresas que comercializam o serviço não chegam”.
“O acesso será aberto a todos. Basta se cadastrar. A velocidade será ideal para navegar por sites diversos, redes sociais”, afirmou o assessor.
O cadastro se dará como ocorre nos parques de São José, que já oferecem internet gratuita.
A oferta de internet sem fio gratuita foi objeto de campanha de Cury e da oposição nas eleições de 2008.
“É um projeto que nós do PT defendíamos já com o Carlinhos \[Almeida, candidato derrotado a prefeito em 2008\]. A internet gratuita está dentro das políticas do governo federal”, disse a líder da oposição na cidade, Amélia Naomi (PT).
“Você não vê mais ninguém sem internet. Vai facilitar a vida de muita gente”, defendeu o líder do governo na Câmara, Fernando Petiti (PSDB).
A primeira etapa foi a instalação dos chamados ‘Espaço Ponto Com’, espaços que permitem ao usuário navegar gratuitamente pela internet por 30 minutos. São 10 unidades do programa em São José.
A segunda etapa é de abril deste ano. No final do mês e sem alardes, a internet sem fio começou a funcionar em sete áreas públicas da cidade, entre elas o Parque da Cidade (zona norte) e o Parque Santos Dumont (centro).
Entre abril e este mês, segundo o governo, 1.500 usuários se cadastraram para usar a rede Wi-Fi nos parques.
Para navegar, exige-se um pré-cadastro. Nome, e-mail e CPF do internauta são obrigatórios para liberação da senha de acesso. O mesmo cadastro será necessário para quem for se utilizar da nova rede que será disponibilizada até o final deste ano.
O que éAcesso gratuito à internet, por meio de equipamentos eletrônicos com tecnologia Wi-Fi
OndeA facilidade será estendida a cerca de 200 mil pessoas residentes em 127 bairros afastados do centro do município, nas regiões leste, norte, oeste, sudeste e sul
QuandoO governo Cury pretende colocar o serviço em funcionamento até o final deste ano
FuncionamentoO sinal de internet estará disponível nas regiões acima para acesso de qualquer ponto do bairro –residência, praças, parques
VelocidadeOs usuários poderão navegar a uma velocidade de 2 mega, uma conexão considerada boa para acessos a redes sociais e sites de notícias!