Viação Cometa com rodomoça !!!
A padronização da frota com a marca sueca ocorreria logo no início dos anos 70, com o uso dos modelos de carroçerias produzidas pela carioca Ciferal. A Cometa foi considerada o maior frotista mundial com a marca Scania.
Algumas receberam nomes bem curiosos, como o Papo Amarelo ou o Turbo Jumbo.
Esse modelo se destacou por ser construído com duralumínio, material que reduz o peso poupando esforços do motor e promovendo economia de pneus e combustível.
– Em abril de 1983, o primeiro ônibus fabricado pela CMA; o Flecha Azul.
– Em 1984,é lançado o primeiro Flecha Azul Automático.
– Em 1985,é lançado o Flecha Azul II.
– Em 1987,o Flecha Azul recebe nova traseira, com aumento de 3 para 4 lanternas em cada lado, sinalizadoras de direção na parte frontal e nas laterais, e novas lanternas “sinaleiras” superiores, na parte frontal e traseira do veículo.
– Em 1993,é lançado o Flecha Azul III. O veículo passa a ter seis janelas em sua extensão total,
– Em 1995,é apresentado o Flecha Azul IV, que mantém os itens do Flecha Azul III, e incorpora as rodas de alumínio da Alcoa, na época o modelo mais caro de rodas em alumínio comercializado no Brasil.
– Em 1996,é lançado o Flecha Azul V, e a série Flecha Azul VI Leito ( com ar condicionado ecológico da Thermo King ).
– Em 1996,é lançado o Flecha Azul VII.
– Em 1998,é lançado o Flecha Azul VIII.
– Em 1999,a CMA produz seu dois últimos Flecha Azul.
Em 2001,após a saída de um dos herdeiros na sociedade da Cometa, a companhia acabou sendo adquirida pelo grupo JCA.
Andei muito nestes ônibus, não tirava os olhos das rodomoças,que saudade.