Pilantra Zé Dirceu: regime fechado de prisão !!!
Foram 7 anos e 11 meses mais multa de 670 mil reais por corrupção ativa, mais 2 anos e 11 meses por formação de quadrilha. A maioria dos ministros acompanhou o voto do relator Joaquim Barbosa.
O fato destacável no dia foi que o ministro relator Joaquim Barbosa mudou a ordem do julgamento, começando pelo núcleo político, julgando primeiro o Zé Dirceu. Com isso, o ministro revisor Ricardo Lavandowski ficou uma piça. Os dois discutiram:
“Vossa Excelência toda hora traz uma surpresa. Está surpreendendo a Corte e a todo mundo”, disse Lewandowki. Barbosa reagiu: “A surpresa que está havendo é a lentidão, esse joguinho”. Lewandowski reclamou então da insinuação. Barbosa acusou o colega de obstruir o julgamento para tentar atrasá-lo. “Eu é que estou surpreendido com a ação de obstrução de vossa excelência. Leu até artigo de jornal”, disse Barbosa. Lewandoswki disse considerar grave a acusação e se retirou do plenário.
Ao provocar Lewandowski o relator Barbosa jogou pesado com ele, tirando-lhe da reação raivosa mais uma demonstração de “apreço” pelo réu Zé Dirceu – de quem lhe peguntou em outra sessão se era advogado de defesa, uma homérica ofensa a um ministro de tribunal.
Atualização às 17:14h
Outro pilantra, o terrorista Genoíno foi condenado a 6 anos e 11 meses, escapando do regime fechado, o que não deixa de ser uma pena, não é?.