CPMI do 8 de janeiro só deve ser instalada na próxima semana
“A CPMI do 8 de Janeiro atingiu o quórum necessário para ser instalada”, escreveu Maia em seu perfil no Twitter. “Falei há pouco com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e fui informado que a instalação do colegiado acontecerá na próxima terça-feira 23.” Maia é cotado para presidir o colegiado.
Conforme apurou Oeste, até a manhã de hoje, o colegiado não havia atingido o número mínimo para ser instalado. De 64 parlamentares, apenas 22 haviam sido confirmados — entre titulares e suplentes. Ocorre que, há poucos minutos, o “super bloco” do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), indicou os integrantes da CPMI.
São eles:
- Arthur Maia (União Brasil-BA) – titular;
- Duarte Jr. (PSB-MA) – titular – titular;
- Carlos Sampaio (PSDB-SP) – titular;
- Duda Salabert (PDT-MG) – titular;
- Felipe Francischini (União Brasil-PR) – suplente;
- Gervásio Maia (PSB-PB) – suplente;
- Any Ortiz (Cidadania-RS) – suplente;
- Josenildo (PDT-AP) – suplente.
Na Câmara, o bloco do Republicanos também indicou seis nomes hoje (confira a lista atualizada ao final da reportagem). Já a Federação do PT trocou a indicação do deputado federal Arlindo Chinaglia (PT-SP), na suplência, pelo deputado Aliel Machado (PV-PR).
Governo tenta atrasar CPMI
Desde a semana passada, a bancada governista no Senado tenta atrasar pela última vez a instalação da CPMI. Os Bloco Resistência Democrática e Democracia ainda não indicaram os 12 titulares e 12 suplentes para compor o colegiado. Desse modo, eles atrasam a instauração da comissão.