CAÇAPAVA e região

Governo de SP inicia plano de segurança para a RMVale

 
Tarcísio e Felicio dizem que reduzir a violência na RMVale será prioridade para o governo
 

Em menos de 15 dias, o governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) fez um choque de gestão na Polícia Civil do Vale do Paraíba, trocando o comando geral da corporação e nas três maiores seccionais. As mudanças ocorreram antes de a SSP (Secretaria de Estado de Segurança Pública), agora comandada por Guilherme Derrite, apresentar um plano para reduzir a violência na RMVale, que tem a maior taxa de vítimas de homicídio por 100 mil habitantes do estado desde 2010, com mais do que o dobro da média estadual.

No dia 10 de janeiro, a SSP confirmou o delegado Waldir Antônio Covino Júnior como novo diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciário do Interior), responsável pelo comando da Polícia Civil no Vale. Ele substituiu o delegado Jair Barbosa Ortiz, que estava na função desde janeiro de 2022 e foi escalado para cuidar da região central da cidade de São Paulo, incluindo a Cracolândia.

No dia 12, a SSP confirmou três mudanças no comando de delegacias seccionais da região. As trocas ocorreram em São José dos Campos, Taubaté e Jacareí, para as quais foram designados os delegados Fabiano Genofre, Marcos Ricardo Parra e Marcos Batalha, respectivamente. Eles substituíram os delegados Maurício Druziani, Ana Lúcia de Souza e Marcelo Francisco Augusto Dias, que atuaram até o fim de 2022.

Só não foram trocados os comandos das outras três delegacias seccionais na região: Guaratinguetá (Benedito Henrique Righi Queiroz), Cruzeiro (João Paulo de Oliveira Abreu) e São Sebastião (José Vinciprova Sobrinho).

PLANO

“O Vale é uma preocupação nossa. São Paulo vem reduzindo os homicídios de forma geral, mas há alguns pontos que nos preocupam, e a região do Vale é um deles”, disse Derrite. “O primeiro ponto é a mudança da gestão, da cúpula das polícias no Estado, com policiais que tem histórico operacional, de combate ao crime e de autonomia para o delegado da área.”

Em visita ao Vale na semana passada, o vice-governador Felicio Ramuth (PSD) confirmou que o governo prepara um plano de ação na área da segurança específico para a RMVale. O intuito é reduzir a violência, especialmente os homicídios. O plano faz parte do programa ‘Muralha Paulista’, que unirá ações policiais, inteligência e tecnologia para reduzir a violência e combater a criminalidade em todo o estado.

Segundo Felicio, uma das referências do plano é a cidade de São José dos Campos, que conseguiu reduzir os índices criminais com o trabalho das polícias Civil e Militar agregado à tecnologia de vigilância implantada pela cidade, que tem mais de 1.000 câmeras de monitoramento.

Excelente a visão do governador Tarcício de Freitas, que certamente vai de encontro às necessidades das cidades da RMVale, principalmente as que detém índices de violência elevado, como é o caso de Caçapava. A sugestão ao governador Tarcísio, seria no sentido de implementar uma delegacia na região da Grande Vila Menino Jesus, com o consequente aumento no número de Policiais Militares, como forma de redução da criminalidade num dos bairros mais violentos da cidade, que é o Pinus do Iriguassu.