GERAL

Governador Tarcísio: Vale é prioridade na segurança pública

 
 

O Vale do Paraíba é o maior desafio para o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas na área da segurança pública. Há mais de uma década a região é a mais violenta do interior, com o maior número de pessoas assassinadas. Desde 2010, o Vale tem a maior taxa de vítimas de homicídio por 100 mil habitantes de todo o estado.

A questão foi tratada por Tarcísio durante a campanha eleitoral e já apareceu na primeira reunião do novo secretariado estadual, segundo o vice-governador Felicio Ramuth. Ele disse que reduzir a violência na região é “prioridade” para o governo estadual.

“O governador Tarcísio, na primeira reunião de secretários, falou da situação do Vale na segurança. Na importância de que pudéssemos fazer algo prioritariamente para o Vale, que tem o título de região mais violenta. Guilherme Derrite sabe como fazer e está desenvolvendo ações para que possamos fazer a diferença em relação à segurança pública”, disse Felicio em São José dos Campos, em compromisso oficial como governador em exercício.

Novo secretário da Segurança Pública de São Paulo, Derrite, confirmou que reduzir a violência no Vale é prioridade para o governo Tarcísio.

Em entrevista ao Bom Dia SP, da TV Globo, Derrite confirmou que a SSP (Secretaria de Estado da Segurança Pública) vai agir para reduzir a violência no Vale.

“O Vale é uma preocupação nossa. São Paulo vem reduzindo os homicídios de forma geral, mas há alguns pontos que nos preocupam, e a região do Vale é um deles. O primeiro ponto é a mudança da gestão, da cúpula das polícias no Estado, com policiais que tem histórico operacional, de combate ao crime e de autonomia para o delegado da área”, afirmou o secretário.

Derrite disse que vai apostar na inteligência policial e na integração entre as polícias Civil e Militar para reduzir o número de vítimas de homicídio na região, a única no interior a superar mais de 300 mortes por ano.

“O Vale tem uma característica peculiar, por ser próxima ao Rio de Janeiro, tem a questão do tráfico de drogas. Tem que estudar quais são os crimes que levam ao homicídio e aí é o trabalho de inteligência da polícia e integração com a Polícia Militar, que vai ser um marco da nossa gestão”, disse Derrite.

Segundo ele, a região do Vale “acaba sendo uma exceção dentro do estado de São Paulo, e é pauta da nossa gestão”. A meta é ampliar a integração entre as polícias Civil e Militar. “O delegado que está indo para lá [Waldir Antônio Covino Júnior , novo diretor do Deinter-1] é alguém capaz de fazer esse problema e a integração que falta com a PM”.

Como primeira medida, Derrite indicou o delegado Waldir Antônio Covino Júnior como novo diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciário do Interior), responsável pelo comando da Polícia Civil em todo o Vale.

Em seguida, foram anunciados os novos delegados de três das principais delegacias seccionais da região: Fabiano Genofre (São José dos Campos), Marcos Ricardo Parra (Taubaté) e Marcos Batalha (Jacareí).