México proíbe cigarro em todos os lugares públicos
A coisa ficou séria. Colocando pra valer uma das leis antifumo mais rigorosas do mundo, o governo do México decretou que está proibido fumar em todos os espaços públicos.
- A lista inclui pátios, estádios, praias, casas de show, mercados, hotéis, escritórios, varandas. Resumindo, qualquer lugar fora de casa.
Além disso, a nova legislação também proíbe qualquer tipo de publicidade, promoção e patrocínio de produtos de tabaco. Na prática, os cigarros não poderão ficar expostos nem no interior das lojas.
Não é de hoje…
Em 2008, o México aprovou uma legislação que criou espaços livres de cigarros em restaurantes e locais de trabalho. Agora, o país expandiu a proibição e incluiu regras mais rígidas para os cigarros eletrônicos — principalmente em locais fechados.
Ao anunciar a medida, o governo ressaltou que o consumo do tabaco é a causa de morte mais evitável do mundo, seja pelo consumo direto ou pela exposição à fumaça dele.
Por outro lado, com a corrupção policial disseminada do país, muita gente diz temer que, em vez de aplicar punições reais, alguns policiais usem a lei como desculpa para aceitar subornos.
Zoom Out: Só no Brasil, estima-se que o cigarro seja a causa de mais de 160 mil mortes a cada ano. No mundo, o número é de 8 milhões.