Covid: uso de máscara é obrigatório no transporte público no Vale do Paraíba?
Com alta nos casos e internações por COVID, o governo do estado e a prefeitura da capital de São Paulo decidiram voltar com a obrigação do uso de máscaras em transportes públicosà partir de 26 Novembro.
Em Caçapava, à partir do dia 28 de Novembro, e em Taubaté à partir de 26 de Novembro, também será obrigatório o uso de máscaras nos transportes públicos coletivos municipais e intermunicipais, por aplicativos e táxis. Já em São José dos Campos, o uso de máscaras continuará sendo apenas uma recomendação à população como forma de prevenção e controle contra a covid-19, por enquanto sem obrigatoriedade.
O estado paulista influencia todos os outros estados brasileiros. Com 15 deles tendo alta nos casos graves de COVID, é possível que outros governadores e prefeitos tomem decisões na mesma linha.
Nas duas últimas semanas, as internações por coronavírus em leitos de enfermaria subiram 156% e, em leitos de UTI, 97,5%. Hoje, a média diária é de 400 novas internações. As taxas de ocupação dos leitos de UTI estão em 44% no estado e 59% na Região Metropolitana. A velocidade na alta de internações graves está em 5% ao dia.
Nesta terça-feira, também por conta da nova onda de contaminações, a Anvisa já havia determinado a retomada da obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos.
Claro que o fato da máscara se tornar novamente obrigatória, nada tem a ver com desvio da atenção da população que se manifesta contra as fraudes eleitorais, como pensam alguns.