Festival da Taiada de Caçapava: enfim, o justo reconhecimento
Realizou-se neste domingo, 26, o 1º Festival da Taiada de Caçapava, no Parque Ecológico da Moçota. Como dissemos anteriormente, precisamos esperar por 188 anos da criação do município, para apresentar um festival em que nosso principal produto, é apresentado em escala turística para as demais regiões do Vale do Paraíba e, porque não dizer, de outros estados e até mesmo do Brasil!
O evento surpreendeu positivamente, pela organização e pela qualidade dos produtos e serviços disponibilizados aos visitantes os quais, por sua vez, se inteiraram de fatos e eventos que marcaram a agricultura familiar por anos, além da prova de doces típicos, de outros derivados da cana.
Claro também que, no evento deste domingo, não se esperava a presença e a participação de milhares de pessoas, até mesmo tendo em vistas que se tratou da primeira versão de um festival que, acredita-se, deverá ser incrementado e melhorado a cada ano, potencializando o aumento no número de visitantes e, consequentemente abrindo espaço para o desenvolvimento de novos produtos derivados da taiada, ligados às rotinas do dia a dia e que venham a incrementar a fabricação e a comercialização, no rastro dos Festivais que virão.
A conhecida taiada caçapavense, juntamente com os veículos antigos do acervo de Roberto Lee, representam, certamente, possibilidades turísticas e comerciais de efeitos previsíveis, se exploradas de modo inteligente.