GERAL

Receita alerta para golpe na restituição do Imposto de Renda

 

Com a proximidade do prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, a Receita Federal alerta os contribuintes sobre a prática de um novo golpe contra as pessoas em processo de declaração do imposto. Neste, os criminosos estão se passando pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas ao Fisco. O órgão lembra que é preciso ter cuidado com e-mails, usados para a prática do golpe. Os criminosos enviam mensagens, através de emails obtidos fraudulentamente nas declarações originais, tentando convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF. Para dar mais credibilidade, são utilizadas imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br.

Na mensagem, que contém um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix.  A Receita lembra que não envia e-mails ou alerta para os contribuintes com mensagens que possuam algum tipo de link e que os contribuintes devem confirmar as informações nos canais oficiais. “Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br

Ora, mas se a Receita alega que não envia emails aos contribuintes, qual é a razão da obrigatoriedade de registrá-lo (o email) na declaração do contribuinte, conforme consta acima? E também o telefone! Qual é a necessidade específica do contribuinte em declarar seu próprio telefone?

De fato, se a identificação do telefone e do email representar garantias da real identidade do declarante, melhor seria a Receita criar/melhorar seu sistema de segurança em relacionado ao número do CPF, este sim, um validador da identificação do contribuinte. Ou não? Afinal, para que facilitar para a bandidagem?