CAÇAPAVA e região

O estado de abandono da região central de Caçapava

 
Em 2016, foram entregues sem quaisquer alardes, à população de Caçapava, os dois calçadões, sendo um da Rua 7 de Setembro e outro da Rua Cap. João Ramos, pavimentados com ladrilhos marmorizados, tipo “palazzo” vidroprensado – alto tráfego, modelo Firenze-Castel, com piso táctil no centro, para facilitar o trânsito de deficientes visuais, e telhas de policarbonato transparente.
 
Á prefeitura, coube também a preparação do solo, a revitalização da galeria de águas pluviais, tarefa que exigiu a substituição dos tubos obsoletos, a troca da terra podre e arenosa encontrada no subsolo, a preparação do solo para a executar das últimas etapas da obra e a troca da fiação, que passou a ser embutida, ao invés de aérea. À concessionária de energia EDB Bandeirante, coube a instalação do poste de transposição da rede aérea para a subterrânea.
 
Os calçadões, aprovados por comerciantes e munícipes, receberam os primeiros consumidores já no início do mês de Março de 2016, ficando, até o presente momento, sem quaisquer manutenções corretivas e/ou preventivas, o que acabou levando os dois locais ao completo abandono, em prejuízo tanto dos comerciantes, quanto e principalmente dos consumidores, além de enfeiar o coração da cidade.
 
Telhas quebradas ou vazadas, telhas sujas, que ficaram, desde a inauguração sem quaisquer limpezas, colunas de sustentação cheias de propagandas vencidas, pequenos canteiros junto às colunas, repleto de mato (deveriam ser floreiras), ralos para recebimento de águas desnivelados, favorecendo a quedas e/ou outro tipo de acidentes, bancos de concreto soltos (vândalos os deslocam constantemente), armazenamento irregular de lixo ao lado do comércio de alimentos, além da falta de um gerenciamento mais organizado, por parte dos comerciantes, no sentido de pressionar a prefeitura à manutenções constantes, além de eles próprios criarem normas de conservação para os prédios das lojas, evitando fachadas deterioradas, anúncios pendentes e caindo ao chão e melhor distribuição do lixo diário visando melhorar os aspectos visuais locais!
 
Os calçadões de Caçapava, com apenas 6 anos de idade, e a Praça da Bandeira, se encontram, exatamente por falta de manutenção, em estado crítico, sujos e sem quaisquer ações efetivas do poder municipal.
 
Quanto à Praça da Bandeira, os principais problemas decorrem do piso quebrado entre o coreto e a fonte luminosa, provocados por prestadores de serviços, durante a instalação de gigantescos palcos para apresentações culturais, atividades que já deveriam estar sendo realizadas em outro local, já de longa data, com vistas a preservar o local, pequeno para manifestações como as que ainda ocorrem. 

 Diga-se de passagem que, de fato, ocorreu a pintura dois elementos (bancos) de concreto, na cor azul, na ocasião da inauguração do Monumento aos 200 anos da Independência. Entretanto, tal pintura foi feita sem preparação específica e limpesa dos locais pintados, o que indicam que breve, já estarão pipocando, por conta do serviço mau feito.