GERAL

TSE votou contra a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão!!!

A maioria do Tribunal Superior Eleitoral votou contra a cassação da chapa Bolsonaro-Mourão. O Plenário do colegiado retomou nesta quinta-feira (28) as  discussões sobre a possibilidade de cassação por acusação de fraude cometida durante as eleições de 2018, a dizer, abuso de poder econômico e disparo em massa de notícias falsas por meios de comunicação digitais. Até as 10h50, cinco dos sete integrantes da Corte haviam votado. Os ministros Edson Fachin, Carlos Horbach, Mauro Campbell e Sergio Banho acompanharam o voto contrário do relator, ministro Luis Felipe Salomão.

O magistrado aponta para o fato da parte autora do processo ter utilizado matérias jornalísticas como material probatório. Apesar de não duvidar da credibilidade das matérias oferecidas, o ministro considera que apenas as matérias não configuram prova.

O processo foi aberto por meio de ações movidas pela coligação formada por PT, PCdo e Pros; que acusam a chapa de ter feito disparos em massa de notícias falsas via Whatsapp durante o período eleitoral, a partir de um esquema ilegal de aquisição de nome e CPF de idosos para registro dos chips de celular.