Caçapava, sem investimentos, segue o curso de cidade-dormitório!!!
Caçapava, sem investimentos, segue o curso de cidade-dormitório
Pois é. A aprovação da Taxa de Iluminação pelos vereadores de Caçapava, que vai atingir o bolso dos munícipes nesta fase complicada da pandemia, acabou nos despertando para uma outra situação, qual seja o abandono em que o município se encontra, no que diz respeito aos investimentos públicos necessários para a abertura de novos empregos e melhoria da máquina comercial da cidade, hoje ainda estagnada, com grande maioria dos consumidores fazendo suas compras nas cidades vizinhas.
A cidade está esburacada por inteiro, tem 4 ou 5 de suas principais vias interditadas por problemas de infra-estrutura, iluminação pública deficiente, prédios públicos fechados, saúde capengando, além do comprometimento financeiro do município, que não deixa margem para obras. Enfim, o caos!
Em tese, somente três situações podem mudar a atual situação financeira da cidade: a atração de novos empreendimentos industriais e comerciais os quais, na pior das hipóteses, renderão alguns empregos, a redução da contratação de funcionários comissionados, os quais têm grande custo e peso ao município, com salários e encargos sociais de monta, e a busca por emendas parlamentares que auxiliem o município em suas áreas críticas.
- O cargo de Secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, seria o responsável primeiro, pela criação de novas oportunidades comerciais e industriais ao município, trabalhando no sentido da aprovação de possíveis leis facilitadoras e buscando contatos empresariais exibindo as condições de favorabilidade para a vinda das empresas. No entanto, este cargo está, a alguns meses, ocupado interinamente pelo sr. Jonnhy Oliveira, atual Secretário de Finanças que, por sua vez, não pode abrir mão das complexas e vitais atividades financeiras do município, que exigem acompanhamento constante e minucioso, para assumir a tarefa de buscar oportunidades junto ao empresariado! Caçapava tem sim, munícipes profissionais, categorizados para assumir qualquer secretaria municipal. Se a prefeita Pétala não encontrou por aqui alguém com características próximas das necessidades municipais em setores ocupados interinamente, certamente isto ocorre em decorrência de outros problemas, que não o corresponde aos aspectos técnicos.
- Quanto à redução da contratação de funcionários comissionados, nos parece que a prefeita Pétala Lacerda navega exatamente em sentido contrário pois à medida que a população propõe a redução do quadro, ela mesma o aumenta, consideravelmente!
- A busca por emendas parlamentares, seria uma das atividades de melhor efeito ao município, visto quer sua captação, além de não representar riscos, pode ser captada através de vários deputados estaduais ou federais, o que potencializa a possibilidade de recursos dentro da realidade atual do município.
Parece-nos, no entanto, que a atual chefe do Executivo não tem nenhum setor ou funcionário categorizado, para fazer os contatos com os parlamentares, com vistas à obtenção de emendas. As que o município tem recebido, em sua maioria, são originárias das decisões dos próprios parlamentares, baseados em seus respectivos interesses eleitorais.
Aproveitamos a oportunidade ainda, de sugerir, novamente, à prefeita Pétala, a criação, dentro do Portal de Transparências do município, de uma área onde seriam alocadas TODAS as emendas parlamentares prometidas, com suas respectivas referências, o que facilitaria, e muito, ao trabalho de acompanhamento, por parte da população.