Vacinação Covid: Dias 23 e 24 jovens de 12 a 17 anos com comorbidades!!!
Dando continuidade à campanha de vacinação contra a Covid, na segunda-feira, 23 de agosto, Caçapava vai vacinar com a 1ª dose, jovens de 12 a 17 anos com comorbidades, que são:
– Asma em uso de medicação;
– Diabetes do tipo I;
– Arritmias cardiacas;
– HIV;
– Cardiopatias congênitas,
– Câncer ativo ou quimioterapia, radioterapia nos últimos 6 meses;
– IMC maior que 40 (obesidade mórbida);
– Uso de imunossupressor;
Todas as condições acima descritas devem ser comprovadas com laudo médico ou receita médica de até 2 anos.
Uma orientação importante é que o adolescente ou jovem não pode se vacinar se tiver tomado outra vacina no intervalo inferior a 14 dias.
Para checar a documentação necessária e esclarecer dúvidas, as unidades contarão com a presença de um médico (a) da Atenção Básica.
Também recebem a 1ª dose, no mesmo dia, os deficientes de 12 a 17 anos, que devem comprovar a situação de deficiência com laudo médico, caso a condição não seja aparente.
Outros dois públicos para a 1ª dose são as gestantes e puérpera (até 45 dias pós-parto) de 12 a 17 anos. As gestantes devem apresentar o cartão de pré-natal, e as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do(a) filho(a).
A vacinação para os quatro públicos ocorrerá nas unidades de saúde da Vila Paraíso e Vila Santos, com o imunizante da Pfizer, das 8h30 até o término das doses.
Ainda no dia 23, haverá aplicação de 2ª dose da Coronavac para as pessoas que receberam a primeira dose no dia 26 de julho e aqueles que estejam com a segunda dose pendente. A vacinação acontece na unidade do Jardim Rafael, das 8h30 às 15h30.
Também receberão a 2ª dose da Astrazeneca as pessoas que receberam a primeira dose em 31 de maio e os que estão com a segunda dose pendente, na Faculdade Santo Antônio, das 8h30 às 13h30.
Já na terça-feira, 24 de agosto, serão vacinados com a 2ª dose da Coronavac as pessoas que receberam a primeira dose em 27 de julho e aqueles que estejam com a segunda dose pendente, na unidade de saúde do Jardim Rafael, das 8h30 às 15h30.
Ainda na terça-feira, será aplicada a 2ª dose de Astrazeneca para as pessoas que receberam a primeira dose em 01 de junho e os que estão com a segunda dose pendente. A vacinação acontece na Faculdade Santo Antônio, das 08h30 às 13h30
Documentos exigidos:
Além dos laudos médicos e comprovantes já mencionados acima, é necessário que as pessoas apresentem, para tomar a 1ª dose, RG, CPF, Cartão SUS, além de comprovante de residência em Caçapava.
Caso a pessoa não tenha comprovante em seu nome, basta apresentar comprovante em nome de um dos pais e documento que comprove a filiação.
Os adolescentes que precisarem ir desacompanhados de um responsável devem levar um termo de assentimento que o pai, mãe ou outro responsável legal precisa assinar para que o jovem tome a vacina. O documento está disponível no site do Município por meio DESTE LINK.
Já para a 2ª dose, só serão vacinados aqueles que apresentarem documento de identificação e comprovante de vacinação da 1ª dose.
Para aqueles que vão tomar a 1ª dose e quiserem adiantar o processo de atendimento, há a possibilidade de imprimir a ficha de dados disponível no site da Prefeitura (www.cacapava.sp.gov.br), preencher com os dados pessoais, e levar junto com os documentos exigidos. Aqueles que não puderem imprimir a ficha, podem retirá-la com antecedência em qualquer posto de saúde e levar no dia da vacina.
O atendimento será igualitário para todos na fila, porém a ficha cadastral preenchida aumenta a celeridade na coleta de informações dos profissionais de saúde.
Endereços das unidades de saúde onde serão aplicadas as vacinas:
Os endereços das unidades de saúde (ESFs) são: ESF Vila Paraíso – Rua José Monteiro da Silva, nº 9 – Vila Paraíso; ESF Vila Santos – Rua Rui Barbosa, 199 – Jd. São José; Jardim Rafael – Rua Joaquim Pereira, 122 – Jardim Rafael. e Faculdade Santo Antônio – Avenida da Saudade, 26 – Jardim Campo Grande.