Sabesp espalhou mata-mato de ação contudente na ETE Residencial Parque do Museu!!!
O combate à capina química nas cidades é marcado por muita judicialização. Normalmente, só os casos mais vistosos são denunciados. Mas até isso varia, já que muita gente não sabe que usar agrotóxicos nas ruas é uma conduta ilegal.
Segundo resolução do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, é proibida a aplicação de qualquer tipo de herbicida ou veneno em áreas urbanas. A decisão prevê uma série de punições para os transgressores. Nem mesmo, e principalmente as prefeituras poderão continuar aplicando herbicidas para controle das ervas daninhas. Quem aplicar veneno em área urbana pode e deve ser denunciado às autoridades, por se tratar de transgressão da lei.
E foi exatamente isto que constatamos, na ETE (Estação de Tratamento de Esgotos da Sabesp), ao lado do Loteamento Residencial Parque do Museu, local onde suas margens vizinhas à rua, entre o loteamento e a área militar, (ligação da Estrada dos Areieiros com a Av. Marechal Castelo Branco), sofreram com a aplicação de defensivo agrícola ainda não identificado, mas que demonstra altíssimo grau de atuação junto ao mato, por cerca de 2 m de largura e 100 metros de comprimento, onde se observa claramente, a queima de mato e ervas daninhas ao chão, por ação de veneno, inclusive sobre o mato enraizado na cerca de arame farpado ali existente.
Que fique claro que a fortíssima atuação do veneno, inclusive chegou a rachar e segmentar o solo, podendo comprometer a toda a área, vizinha do loteamento Parque do Museu, onde residem centenas de pessoas.