CAÇAPAVA e região

Jardim Panorama: buracos gigantescos continuam sem manutenção!!!

Em várias e inúmeras ocasiões, o ex-prefeito de Caçapava Fernando Diniz, utilizou as desculpas esfarrapadas dadas por seu Secretário de Obras João Faria, para justificar a falta de manutenção em dois imensos buraco, surgidos em decorrência de afundamento do piso da Rua João Marcondes Pereira Junior, que atravessam a Av. José Fraga e Silva e a Rua Joaquim Thomaz de Freitas, no Jardim Panorama. Enrolando a população, mês a mês, Diniz conseguiu deixar as citadas obras para o novo governo municipal, da sra. Pétala Lacerda, não sem antes deixar um mar de irregularidades, a saber:

  • Durante o governo de Carlos Vilela, a empresa Construtora Rual, foi contratada para fazer os serviços de asfaltamento das ruas do bairro, ocasião em que, prestando péssimos serviços, visivelmente perceptíveis pela população, acabou denunciado, mediante elaboração de laudo técnico por engenheiro especializado, demonstrando várias irregularidades nos serviços executados pela construtora;
  • Os serviços da Construtora Rual foram paralisados, no início do governo do ex-prefeito Henrique Rinco (2013-2016), em razão da péssima qualidade dos serviços prestados, com asfalto de qualidade duvidosa;
  • Ao encerramento do contrato, caracterizou-se a execução PARCIAL da obra, visto as irregularidades apontadas, ocasião em que foi aplicada uma multa de 10% do valor do contrato;
  • Em Setembro 2017, já no governo de Fernando Diniz, a empresa Rual transferiu espertamente, mediante Termo de Acordo, vários serviços à Prefeitura de Caçapava como: construção de calçadas, guias, sarjetas e sarjetões, sinalização horizontal, etc.
  • Nesta mesma ocasião, por determinação do prefeito Fernando Diniz, foi cancelada a multa aplicada à empresa;
  • Mesmo com tais irregularidades e outras, Diniz fez um aditivo contratual no valor de R$ 851.681,25, divididos em duas etapas, ou seja, a prefeitura faz os serviços e a Rual recebe o dinheiro.

Os fatos acima, gravíssimos do ponto de vista das finanças municipais e também da lisura da coisa pública, no entanto, não foram sequer analisados, tanto pela Câmara Municipal, quanto e principalmente pelo Ministério Público, os quais, em última instância, poderiam fazer a reversão dos prejuízos a favor do município e a consequente punição dos envolvidos. 

Com isto, apesar de algumas manutenções de péssima qualidade feitas, quase todas as vias do bairro encontram-se com problemas que, em breve, deverão ser assumidos pela atual administração, com prejuízos ao município.

Não foi a toa que nosso informativo, tão logo apurados e divulgados os resultados das eleições de 2020, passou a publicar várias matérias, conclamando a extrema necessidade da eleita sra Pétala Lacerda, em AUDITAR todos os contratos feitos pelo ex-prefeito Fernando Diniz, apurando e responsabilizando, civil e criminalmente, todos os envolvidos. Infelizmente não ocorreu nada neste sentido.

Com tudo isto, perdeu, está perdendo e vai perder por muito tempo, o munícipe do bairro absolutamente detonado, que ainda conta com dois imensos buracos separando uma de suas principais vias, obrigando a população a desvios custosos para circulação interna, e a própria municipalidade, que deverá arcar com custos indevidos e inexplicáveis, ainda hoje.