Novos empreendimentos imobiliários vão comprometer de vez, o trânsito da cidade!!!
Segundo dados do censo de 2016, Caçapava tem uma população total de 91.883 (estimativa de 95.000 em 2020), predominantemente urbana (80%), com grande representação na região norte, compreendendo os bairros de Jardim Rafael, Vila Quirino, Vila Menino Jesus, Panorama, Eldorado, Real Park, Iriguassu 1 e 2, Marambaia, Roseirinha, além de chácaras e fazendas.
Os moradores destas áreas acima citadas, utilizam-se das seguintes vias, para acesso bairro-centro-bairro:
- Centro-Bairro
- Av. Francisca Sales Damasco
- Rua Cap. Carlos de Moura
- Rua Rui Barbosa
- Rua do Porto (trecho)
- Bairro-Centro
- Rua do Porto (trecho)
- Av. Francisca Sales Damasco
- Rua Rafael Citro
- Rua José Bonifácio
Estas vias, principalmente a sequência Rua do Pôrto e Rua Rafael Citro, já se encontram no limite de tráfego de veículos, em virtude da largura e problemas de pavimentação das vias, principalmente a Rua Rafael Citro, além de, todo o trânsito da região, se direcionar à passagem de nível do final da Rua José Bonifácio, ao lado do Quartel do 6º BIL, local que, invariavelmente, tem a cancela fechada para a passagem das composições de trens da MRS Logística, comprometendo todo o fluir dos veículos e provocando engarrafamentos gigantescos, que afetam a vida dos munícipes de um modo geral.
Dentro de alguns meses, conforme o anunciado, estarão sendo disponibilizados mais dois empreendimentos imobiliários na região (V. foto acima), exatamente na passagem das Ruas José Bonifácio e Soldado José Alves de Abreu, sinalizando o acréscimo de mais aproximadamente 624 habitantes totais, considerando-se o modelo preconizado pelo IBGE para a família padrão, que é de 1+3 (trabalhador, esposa e dois filhos) sendo 448 novos habitantes no empreendimento da Rua José Bonifácio e 176 na Rua Soldado José Alves de Abreu.
Claro que, numa visão simples e futurística, já podemos imaginar quais serão os efeitos da chegada de novos moradores na região e a sua contribuição para a ampliação do caos generalizado hoje existente no tráfego da região.
E foi exatamente pensando neste tipo de problema, o estreitamente, cada vez mais evidenciado, das vias de tráfego centro-bairro-centro, que o governo do ex-prefeito Henrique Rinco projetou, em 2013, o Anel Viário de Caçapava, cujo programa encontra-se arquivado nos bancos de dados da prefeitura de Caçapava, e que oferece as condições de se amenizarem os problemas viários atualmente existentes, com possibilidade de agravamento para breve.