Juros e Multas sobre contas entregues pelos Correios após o vencimento!!!
A ocorrência de vários problemas nas rotinas do dia a dia, quase que sempre explicadas mediante alegações relacionadas à epidemia de Covid-19, acaba deixando à mostra, na verdade, insuspeitos atos de incompetência (deliberada ou não), que buscam, na verdade, a redução de custos das empresas, serviços e claro, poder público.
Chega ao nosso conhecimento, o sistemático atraso na entrega de cartas e documentos relacionados ao pagamento de contas, que só são entregues ao destinatário, após o vencimento, situação que leva ao pagamento de juros e correção monetária que, em alguns casos, são acrescentadas de uma taxa, a título de multa (!?), que encarecem e bastante o valor de face dos boletos.
As empresas que emitem os boletos citados, alegam que a culpa é dos Correios que, em sua conhecida e depreciada operação de “funcionário público ineficaz”, acabam atrasando a entrega aos destinatários.
Os Correios, por sua vez, do alto da sua já extremamente e paquidérmica estrutura, alegam que as empresas postam os documentos, nas vésperas dos vencimentos, não havendo tempo hábil para a entregue dentro do prazo.
E quem sofre com tudo isto é o cidadão que, caso não pague suas contas em dia, especialmente às relacionadas à energia elétrica, água, internet, TV, e telefone, tem os serviços imediatamente acrescidos de juros, correção monetária e, em alguns casos até multa contratual, além de sofrerem a ameaça do corte dos serviços e dificuldades para religação.
Vejam por exemplo, o caso acima, de uma conta de aparelho telefônico móvel, com vencimento em 11 de Maio de 2021 e que só foi entregue, na data de hoje, 14 de Maio de 2021, três dias após o vencimento!
O usuário, acaba responsabilizado por tarifas adicionais em suas contas e, em razão de serem relativamente baratas diante do objeto da conta, acabam não reclamando, nem junto aos Procons e nem tampouco junto às operadoras que, indisfarçadamente, possuem canais de atendimento ao cliente, que procuram levá-los à loucura, antes do atendimento, nem sempre com resolvendo o problema.