Caçapava 166 anos: munícipe discute maquiagem de aniversário!!!
Caçapava surgiu através de dois diferentes núcleos. O núcleo mais antigo, que hoje é o bairro de Vila Velha de Caçapava, era um vilarejo que cresceu em torno da capela Nossa Senhora d’Ajuda, construída em 1705 nas terras de uma fazenda pertencente a Jorge Dias Velho e local de pouso do caminho Real que ligava os municípios de São Paulo e Taubaté.
Caçapava Velha (como ficou conhecida a vila hoje em dia) foi elevada ao status de freguesia em 18 de março de 1813 com o nome freguesia de Caassapaba. A Caçapava de hoje surgiu em 1842, ano em que foi construída uma capela dedicada a São João Batista. O povoado foi fundado pelo capitão João Ramos da Silva e tornou-se sede da freguesia. Em 3 de maio de 1850, foi elevado à categoria de vila, tornando-se município em 14 de abril de 1855, comemorando hoje, 14 de Abril de 2021, os seus 166 anos de idade.
Falta de planejamento leva à reclamações
Para as comemorações, neste segundo ano de pandemia, de reclusão, isolamento e distanciamento social, a prefeitura preparou programação virtual especial, sem atividades presenciais, ocasião em que quase todas as ruas da cidade, foram limpas, sofreram capina manual e tiveram uma boa quantidade de buracos tapados (situação paliativa, claro), inclusive nesta mesma data de hoje.
A diferença é visível eis que desde o ano passado, ainda durante o governo anterior, já se observavam traços do abandono, com mato crescido pelas calçadas, lixo espalhado em várias ruas e buraqueira nas ruas e avenidas, atrapalhando o trânsito. Muito boas portanto, as providências da prefeitura para deixar a cidade bonita para as comemorações dos 166 anos.
Mas e o resto do ano? Os munícipes questionam o porque desta ação emergencial, já não ter ocorrido no início do atual governo e, pior, porque é que não se tem estabelecido um planejamento para este tipo de atividades (capina das calçadas, pintura das guias e sarjetas e operação tapa-buraco)? O mato é cíclico e todos os anos está de volta: tem que haver um plano mensal, bimestral, trimestral ou qualquer outra periodicidade. Mato alto esconde a guia, que não pode ser pintada e isto é o início do desleixo, situação que a cidade já estava convivendo desde o ano passado, por inabilidade do outro prefeito.
A cidade tem que ter um plano para enfrentar o dia a dia! Não é possível todos os anos, os munícipes pagadores de impostos, conviverem com mato alto (tinha rua com mato de 2 metros de altura!) e buraqueira nas vias!
Parabéns minha querida Caçapava! Salve seus 166 anos!