O Concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi autorizado com 207.332 vagas com o objetivo de realizar o Censo Demográfico 2021. A portaria autorizativa saiu no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 29 de janeiro. As oportunidades estão distribuídas entre seis cargos, que exigem níveis fundamental, médio e superior de ensino.

O edital deverá ser publicado em até seis meses e os profissionais serão contratados por meio de processo seletivo simplificado. O contrato terá duração de até um ano com possibilidade de prorrogação de acordo com necessidade do IBGE. Veja a distribuição de vagas logo abaixo:

Nível fundamental 

Recenseador – 180.557 vagas

 

Nível médio

Agente Censitário Municipal – 5.462 vagas

Agente Censitário Supervisor – 22.676 vagas

Agente Censitário de Pesquisas por Telefone – 180 vagas

Codificador Censitário – 120 vagas

 

Nível superior 

Supervisor Censitário de Pesquisas e Codificação – 12 vagas

 

O concurso deve contar com a publicação de três editais, sendo que o Cebraspe é uma das bancas mais cotadas para organizar o primeiro deles, pois em 2020 a banca foi a escolhida. Já para os editais dois e três, o processo de escolha da banca ainda está em andamento.

Salários

As remunerações também ainda devem ser definidas pelo IBGE, porém de acordo com editais anteriores, a remuneração pode ficar entre R$ 1.100 R$ 2.100, dependendo do cargo em disputa. Os ganhos para recenseadores são variáveis, pois considera uma estimativa por região. O cargo que é um dos mais disputados é responsável por coletar informações por meio de uma entrevista direta. No censo todos os domicílios do país são visitados.

Provas por todo o país

As provas do concurso IBGE são realizadas nos 26 estados mais o Distrito Federal. Além disso, segundo seleções anteriores, é possível concorrer a vagas de outros estados ou municípios. Nesse caso, o candidato faz a prova em sua cidade/estado e, caso seja aprovado, é convocado para atuação na região de seu interesse.