Região em alerta com o aumento dos casos de Coronavirus!!!
Por conta da piora nos indicadores da saúde, o governo de SP antecipou a atualização para esta sexta feira, 15, oportunidade em que o Vale do Paraíba, incluindo Caçapava e Taubaté, retrocedeu para a fase laranja do Plano São Paulo. A etapa é a segunda mais restritiva do plano de flexibilização e impõe regras mais duras para as atividades. A região bragantina, inserida na macrorregião de Campinas, segue na fase amarela. A avaliação, antes prevista para fevereiro, foi antecipada pelo governo diante da piora nos indicadores da saúde.
Apesar da regressão, a fase laranja, a segunda mais restritiva, todos os setores de comércio e serviços são permitidos após mudança nas regras do Plano São Paulo na última semana. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
Os estabelecimentos podem funcionar com 40% da ocupação, por oito horas diárias encerrando às 20h. Parques estaduais, salões de beleza e academias que antes eram proibidos agora vão poder abrir.
Os números atualizados de Coronavírus em Caçapava
- Todos os setores de comércio e serviços passam a ser permitidos. A exceção é o atendimento presencial em bares, que continua proibido.
- Capacidade de ocupação: antes era de 20% e vai para 40% em todos os setores.
- Funcionamento máximo: ampliado de 4 para 8 horas por dia.
- Horário de fechamento: atendimento presencial só poderá ser feito até 20h.
- Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.
São José dos Campos
Embora o Governo de São Paulo tenha classificado a região do Vale do Paraíba na fase laranja, o município optou em regredir à fase mais rígida por causa do rápido aumento do número de casos de Covid-19.
Um decreto deve ser publicado ainda nesta sexta com as novas regras. Na fase vermelha do Plano São Paulo, apenas os serviços essenciais podem atender os clientes presencialmente. Bares e restaurantes não podem receber clientes e shoppings e academias não podem funcionar.
Serviços essenciais que podem funcionar na fase vermelha:
- Farmácias;
- Mercados;
- Padarias;
- Escolas (com restrições);
- Açougues;
- Postos de combustíveis;
- Oficinas mecânicas;
- Meios de transporte coletivo, como ônibus, trens e metrô;
- Transportadoras
- Bancos
- Pet shops
O que não pode na fase vermelha:
- Consumo em restaurantes e bares
- Shoppings
- Comércios que não sejam essenciais
- Atendimento em salões de beleza e barbearias
- Academias
- Eventos e atividades culturais