Piteco e Rosana: a arte do mamulengo na vigília de Natal!!!
O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Nasceu nos interiores do Nordeste e, de lá, migrou para grandes centros e outras regiões. É chamado de Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal, mas também recebe diversos nomes pelo Brasil. É Babau, na Paraíba; João Redondo ou Calunga, no Rio Grande do Norte; e Cassimiro Coco, no Ceará, Piauí e Maranhão.
A brincadeira, como é chamada a apresentação de Mamulengo, é um ofício repassado oralmente, por convívio familiar ou de mestre para aprendiz. Em 2015, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo batizado de forma unificada como Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.
Legítima representação popular dos acontecimentos marcantes que envolvem a sociedade, a arte do mamulengo caiu no gosto do casal Piteco e Rosana, ele pintor famoso por representar vários enquadramentos de nossa querida taiada, em pinceladas de alto nível, e ela artesã de mão cheia, oportunidade em que criam os bonecos, o enredo a ser representado, a riqueza de detalhes e até mesmo a expressão facial dos bonecos.
“A necessidade de narrar fatos e representar por meio da ação dramática está presente em rituais de diversas culturas e tempos, e provavelmente diz respeito à necessidade humana de recriar a realidade em que vive e de transcender seus limites.”
Á estes dois mestres da cultura popular de nossa cidade, e a todos os leitores do taiadaweb, nossos votos de um