CAÇAPAVA e região

Motoqueiros barulhentos sem controle infernizam a cidade!!!

A cada ano que passa, Caçapava vem se tornando uma cidade mais urbanizada, movimentada e barulhenta. Obras em andamento, caminhões e carros passando, carros de som anunciando. São vários os sons da cidade que se misturam ao nosso dia-a-dia. Mas há dois tipos de ruídos que se espalham pela cidade em horários inconvenientes, e que são nocivos aos ouvidos do cidadão: 1) o que sai do som automotivo com volume muito alto;  2) o das motocicletas barulhentas, com escapamento modificado. Nesta reportagem, vamos nos focar principalmente na questão das motos barulhentas.

A questão do barulho das motos é problema nacional, que já gerou inúmeras campanhas de conscientização e fiscalização por parte das autoridades de várias cidades. Além de importunar em horários que seriam de descanso, estes mesmo motociclistas colocam em risco sua vida e a de outras pessoas, ao andar em alta velocidade, transgredindo as leis de trânsito!

Entretanto, se há os que reclamam do barulho das motocicletas com escapamento alterado, há também os que não sentem muito a interferência sonora destes veículos, ou até quem vê vantagens. Um motociclista consultado, diz: “Mas uma moto barulhenta é também uma forma de se fazer perceber frente a outros motoristas. Se você está no trânsito com uma moto barulhenta, os carros notam mais e não fecham o motociclista”.

Incomodados com o barulho das motos dos entregadores, um grupo de amigos está criando a campanha “Não ao Barulho”, que tem como objetivo negativar empresas que utilizem motoboys com veículos barulhentos.

“A empresa usa um profissional, um ‘motoqueiro’ que usa um equipamento que faz barulho, se ela não cuida da minha saúde auditiva quem garante que ela vai estar cuidando do alimento com toda característica da higiene necessária”, defendeu um dos organizadores do movimento que tomou as redes sociais do município, Samuel Rolando.

Além disto, a ideia é premiar, com pequenas gorjetas, ao motoqueiro que não produz ruídos agressivos, estimulando a boa ação de utilização de motos em conformidade com a lei, ou seja, com o escapamento original de fábrica, com a utilização da prática de direção defensiva e sem o uso abusivo de buzinas, para chamar a atenção dos clientes. 

Claro que estas situações devem vir acompanhadas da fiscalização por parte dos Agentes de Trânsito e Guardas Municipais, além, claro, da Polícia Militar de Caçapava os quais, garantidos por contrato de Ação Delegada, darão a legitimidade requerida para conter os abusos, inclusive com apreensão dos veículos.

 

 

 

I