CAÇAPAVA e região

Empregados da MWL Caçapava encerram greve e retomam produção na terça feira!!!

 
 
 
 
Na noite de quarta feira, 7, o Tribunal de Justiça de SP cancelou a ordem de despejo da MWL Caçapava, previsto para o dia 10.  Na quinta feira, 8, os empregados encerraram a ocupação da fábrica iniciada no período da manhã.   Na sexta-feira, 09, o atual presidente da empresa, sr. Liang, reuniu os empregados, avisando que a ordem de despejo havia sido cancelada e informando que estaria tentando um acordo com a Mafersa (proprietária das instalações), para pagar o valor dos aluguéis atrasados e também para  renegociar o valor contratual do aluguel das instalações, atualmente por volta de 470 mil reais de aluguel, valores bem acima do mercado (em torno de R$ 220 mil Reais, segundo empresas especializadas), herança de um contrato assinado pelos antigos proprietários da empresa, com correção anual. 

Entretanto, até o momento, a Mafersa se recusa a negociar o valor, apesar de previsto no contrato, e nem tampouco aceita as reavaliações no valor do aluguel, feitas por empresas especializadas, fato este que inclusive, já foi tentado, em 2017, pela MWL, sem acordo.

Na mesma reunião,  o sr. Liang  ponderou e deixou nas mãos dos empregados, a decisão de desistirem ou continuar trabalhando com a empresa, produzindo e garantindo seus empregos. Caso optassem pela desistência, ele comunicaria aos proprietários chineses, que achariam uma maneira legal de fechar a empresa e indenizar todos os empregados, conforme manda a lei. Nesta oportunidade, quase que a totalidade dos funcionários se manifestaram por continuar com a empresa e voltar a produzir para atender aos contratos em vigor.

Disse também o sr. Liang, que a MWL Caçapava entrou com a recuperação judicial visando garantir o pagamentos dos débitos existentes, aí inclusos os direitos trabalhistas dos empregados. Com este posicionamento, a greve chegou ao fim e a empresa voltará a normalidade de produção nesta terça-feira.