CAÇAPAVA e região

Caçapava: Desleixo generalizado toma conta da cidade!!!

Fiação pendurada desleixadamente, a mais de uma semana, em postes da Rua Prudente de Moraes, no coração de Caçapava

A foto acima, dá uma verdadeira dimensão do estado de abandono em que a cidade de Caçapava se encontra atualmente. As empresas concessionárias de serviços públicos, por absoluta falta de fiscalização da prefeitura, prestam suas atividades com nível baixíssimo de qualidade, largando cabos e fios espalhados pelo chão ou pendurados perigosamente nos postes como vemos acima, oferecendo riscos à pedestres e motociclistas.

Há muito, a cidade reclama das concessionárias de serviços públicos, particularmente as que espalham fiações para todos os lados, sejam de energia, telefonia, TV a cabo ou internet, sem o cumprimento das normas regulamentares existentes e, pior, sem a menor das preocupações com a estética do local ou poste, o que acaba deixando ruas inteiras, com aspecto equivocado de abandono público.

As concessionárias citadas, visando economizar e maximizar sua lucratividade, contratam “puxadores de cabo”, sem quaisquer requisitos de qualificação técnica ou profissional e estes, sem o acompanhamento de responsáveis técnicos ou supervisores, acabam por fixar os cabos totalmente fora de padrão, além de deixarem, pendurados nos postes, imensos rolos de cabos que sobram dos “serviços de porco” feito, que ali ficarão para sempre!

Nota-se, por toda a cidade, que a rede de cabos de distribuição de energia, fonia e internet, encontram-se em estado lastimável, com incríveis níveis de desperdício, excesso de cabos nos postes, fios soltos e rolos de fios desperdiçados para todos os lados, pendurados nos postes, como um triste troféu à incompetência dos administradores das concessionárias, que não conseguem visualizar o tamanho do prejuízo causado aos cofres da empresa, que poderia ser evitado com a melhoria do treinamento de seus empregados, com um mínimo de fiscalização e, principamente com um controle mais efetivo dos materiais que saem de seus almoxarifados.

Difícil imaginar que a grande quantidade de cabos desperdiçados nos postes, não representem, de qualquer forma, prejuízo às concessionárias e, pior, para o consumidor de seus produtos afinal, se não ocorre o desperdício, os custos seriam mais elaborados e como consequência, os preços cobrados, também poderiam se encontram em menor escala! Ou estaremos errados?