O que é internet 5G e por que ela vai mudar nossas vidas???
Assim como suas antecessoras, a quinta geração de internet móvel também funciona através de ondas de rádio, porém utilizando ondas de longa frequência, no espectro entre 30 e 300 GHZ. Diferente do 4G que utilizamos atualmente, essas ondas não serão usadas para cobrir longas distâncias, devido à dificuldade que ela possui para transpor obstáculos como prédios, paredes e irregularidades naturais de relevo. O que de início obrigará a instalação por parte das operadoras de mini antenas e repetidores para cobrir ambientes em sua totalidade.
É muito provável que a tecnologia de internet 5G seja iniciada aproveitando a atual estrutura de antenas de internet 4G, porém direcionando o fluxo de sinal para diferentes regiões de acordo com a demanda, ao invés de enviá-lo para todas as direções de maneira uniforme.
A grande expectativa por parte do usuário médio é que a nova tecnologia traga mais velocidade às conexões, porém este é apenas um dos pilares da internet 5g.
Velocidade
De fato as conexões devem se tornar muito mais velozes que na atual rede 4G que em média é de 1Gbps por segundo. Com a nova geração essa média deve subir para consideráveis 20 Gbps de média. Traduzindo essa velocidade para ações cotidianas o download de um filme que atualmente demora 2 minutos levará pouco mais que 3 segundos com a internet 5G
Capacidade
Ficar sem internet no celular em locais com grande concentração de pessoas como shows de música, estádios de futebol ou durante a festa de ano novo na praia é um problema comum que também deve ser sanado com a nova tecnologia. A estimativa mais otimista de capacidade de conexão simultânea em redes 5G é de 1 milhão de dispositivos por quilômetro quadrado.
Latência
Latência é a eficácia de resposta da rede a uma solicitação. Este parâmetro deve sair dos atuais 20 segundos na rede 4G para milésimos de segundo em redes 5G, tornando praticamente inexistente o intervalo de resposta. Fundamental para ações feitas de forma remota como controlar um veículo autônomo, um robô industrial e ampliar as formas de uso de drones.
Mas, afinal, como a internet 5G mudará nossas vidas?
Atualmente o conceito de casa conectada já existe e embora ainda não seja muito acessível, o uso de aparelhos de áudio, vídeo, iluminação e eletrodomésticos apenas por comando de voz já é uma realidade. Com o desenvolvimento satisfatório das redes 5G aos longo dos anos, o momento em que diversos objetos do dia a dia estejam conectados e trocando informações parece mais próximo. Este conceito conhecido como Internet das Coisas (IoT) pode ser simplificado como a conexão de objetos físicos através de chips e softwares para funcionarem de maneira mais eficaz devido à constante troca de informações entre eles.
Neste cenário, diversos objetos (coisas) presentes em ambientes maiores como cidades estarão conectados entre si e com usuários, sendo capazes de trocar dados e aprender através do histórico de usabilidade. As possibilidades são inúmeras para o surgimento de soluções que ainda nem foram inventadas e viabilizar projetos que atualmente são realizados apenas em pequena escala. Um bom exemplo é o aumento do fluxo de informação entre dispositivos que não demandam tanta banda, como o leitor de energia elétrica de uma residência. Com este leitor conectado à central da empresa distribuidora de energia será possível ter as informações de consumo da residência sem a necessidade do deslocamento de um funcionário ao local para fazer a leitura dos dados.
Ou o uso de carros autônomos em ambientes urbanos totalmente conectados e capazes de proporcionar a comunicação entre o veículo e semáforos, outros carros, pedestres e ciclistas. Com a conexão mais veloz e latente da internet 5G o veículo será capaz de frear bruscamente ou desviar em situações de risco, evitando colisões. A medicina também deve ser impactada com a chegada da nova tecnologia, pois com o 5G intervenções cirúrgicas realizadas de maneira remota por robôs controlados por uma equipe médica que esteja em outra cidade ou até outros países é uma perspectiva no horizonte que caso concretizada aumentará o acesso aos serviços de saúde.
O 5G no Brasil e no mundo
Já é possível usar as velocidades superiores da internet 5G e alguns países da Ásia e regiões dos Estados Unidos, porém nós brasileiros ainda precisaremos esperar um pouco para utilizar a quinta geração de internet móvel.
Coreia do Sul
O país asiático foi o primeiro a instalar oficialmente a rede de nova geração em abril de 2019, alcançando rapidamente a marca de 1 milhão de usuários. As três principais operadoras de telefonia móvel da Coreia viabilizam o serviço e apesar da rápida implementação, alguns usuários relatam que a velocidade até o momento não é tão superior ao 4G.
Estados Unidos
Em abril de 2019 a operadora Verizon passou a oferecer serviço de internet 5G para as cidades de Chicago e Mineápolis e segue ampliando sua área de cobertura. Já a gigante da tecnologia AT&T fez testes recentes com 5G e obteve resultados satisfatórios, porém nenhuma empresa ainda foi capaz de oferecer cobertura que alcance todo o país.
Japão
As operadoras japonesas de telefonia móvel receberam este ano o espectro 5G do ministério de telecomunicações do Japão. O país pretende ter a tecnologia à disposição da população até meados de 2020, quando Tóquio será sede dos jogos Olímpicos.
Brasil
Normalmente o Brasil não está na vanguarda das inovações tecnológicas e no caso do 5G não deve ser diferente. Também em abril de 2019 a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu quais serão as bandas de rede que estarão presentes no edital que deve acontecer em março de 2020 . Embora as principais operadoras que atuam por aqui já estejam realizando testes com a rede 5G o mais provável é que o serviço esteja disponível de forma comercial no país apenas em 2023.